Planejamento empresarial: Quantos existem e como fazer?

Planejamento Empresarial

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Todo mundo fala que você precisa de um planejamento empresarial, mas ninguém te diz ao certo o que é isso ou como fazer? Relaxa, a gente simplifica para você!

Não existem bichos de sete cabeças quando o assunto é planejamento empresarial. Neste artigo, você vai entender tudo o que é preciso para impulsionar seus resultados da maneira mais objetiva, simples e eficaz possível!

Empreender é um desafio constante, afinal de contas, você precisa lidar com problemas que existem há muito tempo, dificuldades que estão no seu dia a dia e, ainda, se antecipar às “buchas” que nem surgiram… é realmente bem complicado.

Contudo, mesmo para os piores níveis de estresse causados por desafios que enlouquecem qualquer um, é possível simplificar a solução e agregar valor a cada uma das ações que, de verdade, podem tirar qualquer um do buraco. E, para isso, damos o nome de: planejamento empresarial.

Há muito misticismo envolvendo a prática da previsão e plano de ação, mas com este artigo que preparamos para você, será simples entender:

  • O que é o planejamento empresarial e para que ele serve?
  • Quais são os 4 tipos?

Interessante, não é? Então fica com a gente até o final… aproveita para pegar papel e caneta porque as informações a seguir podem mudar, para melhor, o rumo do seu negócio!

Boa leitura!

O que é o planejamento empresarial?

De uma maneira muito generalista, o plano empresarial é uma maneira de manter uma boa gestão do seu negócio. Por isso, para facilitar a sua vida, nele são consideradas muitas questões que te permitem:

  • Prever cenários;
  • definir metas a curto, médio e longo prazo;
  • determinar os objetivos da sua organização;
  • desenvolver e consolidar estratégias;
  • traçar um plano de crescimento; e muitas outras coisas.

É fato que fazer um plano empresarial é muito mais do que uma necessidade, se você quer ter sucesso no futuro, independente da sua situação atual, é preciso traçar caminhos que te levem ao seu objetivo, e isso só será possível através dessa prática.

Portanto, podemos dizer que o planejamento empresarial é uma maneira de direcionar todo o corpo do seu negócio, desde os funcionários até os executivos.

Os 4 tipos de planejamento

Assim como o seu negócio não tem apenas um setor para cuidar de absolutamente tudo, o delineamento de ação é dividido em 4 tipos para que, assim, seja possível abranger todas as necessidades que envolvem o seu sucesso.

Planejamento Estratégico

Tendo em vista que o planejamento estratégico é aquele que define os rumos futuros da empresa, em geral, ele é feito pela alta cúpula de administração. Ou seja, diretores, presidentes, gerentes e sócios.

Sendo assim, podemos dizer que ele é uma maneira de planejar a longo prazo e determinar os propósitos e trajetórias que deverão permear o crescimento da empresa.

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é aquele que identifica, estuda e compreende cada uma das questões monetárias da empresa para, então, definir estratégias para potencializar diversos âmbitos de controle, como os de custo, investimentos, fluxo de caixa, projeção de receitas e muitos outros.

Contudo, é preciso levar em conta que, neste mais do que nos outros, o auxílio de um profissional da área contábil se faz necessário, uma vez que compreender as questões financeiras de um negócio aborda, também, muitos pontos de sua própria estrutura que, se forem modificadas de maneira errada, podem pôr em xeque anos de construção e esforço.

Planejamento Tático

De forma breve, o planejamento tático empresarial  tem como objetivos definir a melhor utilização para as forças do empreendimento, sejam elas relacionadas aos recursos humanos ou financeiros, bem como as metodologias utilizadas para alcançar as metas definidas.

Dessa forma, podemos dizer que este é o momento em que cada setor, pessoa e recurso recebe uma responsabilidade que deverá ser concretizada através de pequenas tarefas, as chamadas OKRs (Objectives and Key Results).

Planejamento Operacional

Ao final de todas as etapas anteriores, chegamos ao planejamento operacional, a etapa em que são estipuladas atividades, prazos de conclusão e cronogramas a fim de proporcionar resultados exponenciais e que, de fato, sejam capazes de viabilizar o definido no planejamento estratégico.

Contudo, lembre-se sempre de que o planejamento operacional deverá ser revisto constantemente, posto que ele somente funcionará de acordo com as necessidades momentâneas da empresa e a realidade atual do mercado.

E então, o que achou deste artigo? Nós esperamos que ele tenha sido muito útil para você e que tenha sido capaz de tirar algumas das suas dúvidas.

Aliás, é preciso dizer…

Nunca faça o planejamento empresarial sem o auxílio de profissionais especialistas, afinal, estamos falando da saúde do seu negócio e da enorme diferença entre ter um futuro brilhante ou fazer com que todos os seus esforços vão por água abaixo.

Sendo assim, caso esteja procurando uma equipe com anos de experiência, know-how e muita bagagem que possa ser agregada ao melhoramento geral do seu empreendimento, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas. Para isso, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela!

Estamos esperando por você!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Saiba como abrir uma empresa sem complicações e comece 2021…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat