Quais são os principais tipos de livros contábeis?

livros contábeis

Compartilhe nas redes!

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário.

No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como é o caso do Livro Diário cuja obrigatoriedade abrange todas as empresas.

Por outro lado, o LALUR é um livro fiscal eletrônico obrigatório apenas para as empresas pertencentes ao sistema tributário do lucro real.

Portanto, conhecer a finalidade dos livros contábeis é uma competência que faz parte da gestão eficiente.

Por isso, continue a leitura desse post para saber mais sobre o assunto. Aproveite.

1 – Livro Diário

O Livro Diário faz parte da escrituração contábil obrigatória a todas as pessoas jurídicas, independente de porte, tamanho e regime tributário.

Para isso, a escrituração do Livro Diário pode ser feita por meio digital, fazendo uso do SPED, ou na forma impressa, desde que seja encadernado.

2 – Livro Razão

O Livro Razão deve ser escriturado por todas as empresas enquadradas no regime de tributação do Lucro Real.

Sendo que sua escrituração também deve ser feita com base nas normas contábeis, a fim de resumir e totalizar as contas e subcontas registradas no Livro Diário.

3 – Livro Caixa

O Livro Caixa é uma das poucas obrigatoriedades impostas às empresas optantes pelo regime tributário do Simples Nacional.

Uma vez que tais empresas são obrigadas a declarar os valores do seu fluxo de caixa para fins de preenchimento da DASN – Declaração Anual do Simples Nacional.

 E quando for o caso, o Livro Caixa pode ser dispensado caso a empresa já possua escrituração contábil do livro diário e livro razão.

4 – Livro Registro de Inventário

O Livro Registro de Inventário faz parte da escrituração contábil obrigatória a todas as empresas, salvo as exceções apontadas em lei.

Para isso, no Livro Registro de Inventário deverão conter registros precisos e específicos de modo a facilitar a identificação do fato patrimonial.

Neste caso, a escrituração destina-se ao arrolamento dos itens de estoque e dos bens em almoxarifado existentes na data do balanço patrimonial a cada período.

5 – Livro de Apuração do Lucro Real

O Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR é uma escrituração fiscal obrigatória às empresas tributadas pelo regime do Lucro Real.

Assim, a lei determina que sejam transcritas neste livro todas as apurações:

  1. Lucro Real;
  2. Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ;
  3. Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido; dentre outras informações pertinentes.

Em tempo, tal escrituração deve ser feita por meio do livro eletrônico e-Lalur, visto ser integrante do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.

6 – Livro de Apuração da Base de Cálculo da CSLL

Por fim, mas sem esgotar o assunto, o Livro de Apuração da Base de Cálculo da CSLL – LACS cuja escrituração fiscal também é obrigatória às empresas do Lucro Real.

Em resumo, o LACS também deve ser feito na forma eletrônica e destina-se a apurar a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.

Para isso, é necessário ter em conta os registros de adições e exclusões na base de cálculo da CSLL.

Alcance maior eficiência na gestão da sua empresa, contrate serviços de contabilidade que entendem do seu negócio.

Clique aqui e reserve sua consultoria agora mesmo. A Carvalló Consultoria Empresarial agradece pela confiança.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital…
Quer trocar de contador?