Registros Contábeis: O que são e para que servem? Eles são importantes?

Registros Contábeis

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entender os registros contábeis da sua empresa agrega mais segurança à sua atuação e permite que você esteja em dia com todas as suas obrigações

Os registros contábeis geram inúmeras dúvidas nos empreendedores e, hoje, vamos falar de maneira simples sobre eles para que você possa entender com facilidade!

Quem empreende sabe bem que a vida não é só contar os ganhos e vender mais todos os dias para garantir que sua conta fique mais gorda… aliás, só quem pensa assim são as pessoas que não entendem nada sobre uma empresa ou que tiveram um investimento muito grande para fazer seus negócios crescerem sem precisar pôr as mãos em nada — e, cá entre nós, sabemos que este não é o nosso caso!

Então, principalmente para nós que não nadamos no dinheiro, se torna ainda mais necessário conhecer sobre cada um dos aspectos burocráticos que compõem as nossas respectivas empresas e que, é claro, incidem sobre a nossa vida no dia a dia.

Dessa forma, hoje, falaremos de uma das questões que mais gera dúvidas aos empresários — e, acredite, não é só nos de primeira viagem —, os famosos registros contábeis!

Quer entender “tim tim por tim tim” sobre eles? Então acompanhe o artigo até o final!

O que são os registros contábeis?

De uma maneira muito geral, podemos dizer que os registros contábeis são documentos que permitem à corporação entender sobre seus números. Portanto, eles têm a função de catalogar todas as operações financeiras e econômicas feitas pelo empreendimento.

Sendo assim, através dessa documentação, se torna possível compreender a receita empresarial, as despesas, lucros, prejuízos, direitos tributários, obrigações fiscais e muito mais.

Vale, ainda, entender que este tipo de escrituração não é algo opcional, tendo sido aprovado pela resolução 1330 do Conselho Federal de Contabilidade  em 2011. Dessa forma, podemos dizer que ela deverá ser aplicada em todas as empresas, sem levar em conta o formato jurídico, porte ou quaisquer outras questões.

É necessário, também, levar em conta que o não cumprimento das obrigações pode acarretar em multas, sanções fiscais e outros problemas que, sem quaisquer tipos de dúvidas, você não vai querer ter.

Mas porque os registros contábeis são tão importantes?

Já apresentamos algumas informações sobre isso anteriormente, mas vamos um pouco adiante… 

Fazer os registros financeiros significa fazer um check-up total na saúde econômica do seu negócio, ou seja, estamos falando de compreender cada um dos aspectos que compõem o seu caixa, seu faturamento, bens acumulados ao longo do tempo e, é claro, entender sobre a viabilidade da sua atuação. Afinal, uma empresa precisa se sustentar, não é?

E quem deve cumprir com essa obrigação? É o empresário?

Tendo em vista que a empresa é uma representação jurídica do(s) seu(s) detentor(es), se torna claro que a obrigação de estar em dia com a obrigatoriedade é dos sócios ou do proprietário. Contudo, a formalização do registro não pode ser feita por alguém que não esteja devidamente inscrito no CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

Sendo dessa maneira, somente o contador responsável por todas as questões jurídicas e, portanto, burocráticas, do seu negócio estará autorizado a seguir com a completa escrituração contábil.

E então, o que achou deste artigo? Esperamos que ele tenha te ajudado a entender melhor o que são os registros contábeis, e que tenha tirado suas dúvidas quanto a importância de estar em dia com suas obrigações.

Aliás, caso esteja em busca de uma contabilidade capaz de cuidar de absolutamente tudo por você e entregar soluções de excelência para que o seu empreendimento possa crescer com segurança, saúde financeira  e de maneira exponencial, venha falar com a gente!

Para entrar em contato com um dos nossos especialistas, basta que você clique agora mesmo no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela.

Estamos aguardando o seu contato!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Todo mundo fala que você precisa de um planejamento empresarial,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat