O Que é MEI e Principais Dúvidas Sobre Esse Regime Tributário

o que é MEI

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Descubra o que é MEI e sane ainda mais dúvidas sobre esse assunto!

Se você ainda não sabe o que é MEI, mas quer empreender com as melhores condições possíveis, fique conosco até o final deste artigo e descubra mais sobre o assunto e esclareça as principais dúvidas 

A decisão de começar a empreender é uma das mais difíceis que se pode tomar, afinal, não são poucos os riscos e as dificuldades que serão enfrentadas nesse caminho, mas se você decidiu por isso, é aqui que uma jornada começa!

E quando se fala de MEI, essa jornada depende muito de si próprio, até mesmo como o próprio nome diz, você será um microempreendedor individual, então, na melhor das hipóteses, terá apenas uma pessoa colocando a mão na massa contigo.

Mas antes mesmo de irmos aos finalmentes, é necessário “começar pelo começo” e explicar o que é MEI e esclarecer algumas das principais dúvidas dos novos empreendedores!

Está pronto? Então, boa leitura!

O que é MEI?

Para saber o que é MEI, vamos dar uma breve explicação sobre o que é um regime jurídico.

Então, um regime jurídico é um conjunto de regras, tanto que definem os deveres e responsabilidades quanto garantias e vantagens de cada opção, sendo assim, para cada empreendimento, existe um regime jurídico a ser adotado, e apesar de não haver um “perfeito para cada tipo de empresa”, é notável que uns são mais vantajosos que outros a depender do momento do negócio.

Tendo isso em vista, o MEI é um dos regimes jurídicos ao qual você pode optar para operar o seu negócio de maneira legal, usufruindo das garantias governamentais para empresários ao mesmo tempo que contribui para o Fisco.

Por sua vez, o MEI é uma maneira simplificada de empreender, uma vez que além da simplificação das burocracias e da opção do Simples Nacional como regime tributário obrigatório, é exigido menos pré-requisitos e menos processos para abrir uma empresa como Microempreendedor Individual.

Como funciona o MEI?

Depois de saber o que é MEI, é necessário esclarecer um pouco mais sobre como ele funciona em si.

Portanto, uma das maiores facilidades e o que torna o MEI tão atraente para pequenos empresários é a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é uma única guia a qual ocorre o pagamento de impostos em sua totalidade, ou seja, ao invés de ter que apurar imposto a impostos, todos eles vêm condensados em um único documento.

Além disso, existem as vantagens de uma tributação simplificada, de ter direitos previdenciários garantidos, possibilidade de recorrer à linhas de crédito e direitos trabalhistas.

Quem pode optar pelo MEI?

Agora que você sabe o que é MEI, deve estar pensando se a sua atividade é englobada por esse regime jurídico.

Bom, de fato, nem todos podem ser MEI. As atividades intelectuais, como as desempenhadas por advogados e médicos, não são contempladas na lista de CNAEs que o MEI permite, tendo isso em vista, é necessário checar se a sua profissão permite que o MEI seja uma opção.

E então, já sabe um pouco mais sobre o MEI? 

Para abrir a sua empresa com o máximo de segurança, contar com ajuda especializada é a chave! Sendo assim, não hesite em nos contatar para obter auxílio se precisar!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar conosco!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Tire de uma vez por todas as suas maiores dúvidas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat