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Plano de negócios: o que é, para que serve e porque é necessário?

Plano De Negócios

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Um plano de negócios é algo muito simples que, em diversos momentos, pode salvar a sua empresa e proporcionar maior segurança para a sua atuação!

Não há motivos para não fazer um plano de negócios, a não ser que você realmente queira apostar com a certeza de que irá perder…

Todos nós sabemos que abrir, gerir e manter uma empresa não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? São muitas as questões com as quais é necessário lidar se quisermos investir e ter possibilidades cada vez mais altas de retorno massivo que nos permita ficar diante da estabilidade financeira e longe de muitas preocupações, e é neste cenário de necessidades que surge o plano de negócios.

Este documento é uma maneira simples — porém muito efetiva — de estar adiantado a possíveis momentos de dificuldades e, ainda, de garantir um avanço rápido e efetivo seguindo estratégias bem definidas e estudadas.

Neste artigo, você entenderá de maneira clara o que é o plano de negócios e os verdadeiros motivos pelos quais, apesar da não obrigatoriedade, ele é um verdadeiro “salva-empresas”.

Boa leitura!

Afinal de contas, o que é um plano de negócios?

Vamos começar pelo básico… o plano empresarial é um documento de planejamento, nele constarão dados de diversos aspectos que podem interceptar o seu modo de ação, gerir as atitudes da gestão e, em muitos momentos, te tirar de enrascadas que mais parecem um nó cego… 

Dessa maneira, podemos dizer que ele representa uma maneira simplificada de lidar com as adversidades do dia a dia, definindo planos de ação para os mais diversos cenários e garantindo que, seja qual for o problema, ele será passível de resolução.

O que deve estar contido neste documento?

Antes de qualquer coisa, é necessário compreender que o planejamento empresarial se resume a três seções muito sucintas, mas que fazem toda a diferença. São elas:

  • Conceito empresarial: essa parte retrata a empresa, ou seja, o modelo que será seguido, a forma de atuação, ramo, nichos e muitas outras questões;
  • Seção de marketing/publicidade: essa seção deverá apresentar planos de divulgação, criação e fortalecimento de branding, mídias de divulgação, dados de público-alvo e personas, entre outros.
  • Área financeira: sendo tratada como uma das mais importantes, a seção financeira delimita custos, gastos, investimentos, orçamentos e demais questões que deverão nortear os dois tópicos anteriores. Portanto, tenha atenção!

Posto isso, para desenvolver o seu plano da maneira correta, deverão estar contidos no documento os seguintes tópicos:

  • Resumo Executivo;
  • Conceito empresarial;
  • Delimitação e características financeiras;
  • Descrição empresarial;
  • Análise de mercado;
  • Plano de marketing/publicidade;
  • Planejamento financeiro;
  • Análise de possíveis cenários;
  • Análise de conjuntura;
  • Análise estratégica;
  • Avaliação de planejamento.

Pode parecer muito simples compor o seu planejamento, contudo, como é visível, são muitos tópicos a serem preenchidos, e cada um deles deverá ser completado com dados reais, afinal, o achismo pode te levar a problemas tão grandes quanto ignorar tudo o que mais importa no seu negócio.

Dessa maneira, para ter plena certeza de que tudo está em ordem, conte sempre com um contador especialista, ele poderá ajudá-lo a compor, avaliar e melhorar os moldes da sua empresa!

Sendo assim, caso precise do auxílio de um profissional, entre em contato com a gente! Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela!

Estamos esperando por você. 

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