ICMS: Entenda Esse Imposto De Forma Simples e Economize Já!

ICMS

Compartilhe nas redes!

O que é o ICMS e por que você precisa conhecê-lo para entender melhor como economizar na sua empresa?

O ICMS, apesar de ser um imposto muito presente nas empresas, a maioria dos empreendedores não sabe do que ele se trata — e estamos aqui para esclarecer isso de forma simples!

Antes mesmo de empreender de fato, o primeiro assunto que surge na mente da maioria das pessoas são os impostos que serão devidos ao Fisco.

E sem dúvidas, essa é uma preocupação que possui um fundamento sólido: o sistema tributário brasileiro é o mais complexo e caro que existe no mundo e, por esse motivo, é claro que muitos ficam “com o pé atrás” antes de se jogar de cabeça no empreendedorismo.

Contudo, se você está aqui, já decidiu que esse é o caminho que seguirá e, portanto, precisa encarar problemas como esse de cabeça erguida para que, dessa forma, o seu empreendimento também supere esses obstáculos.

Portanto, para que o sistema tributário mais complexo do mundo esteja pelo menos um pouco mais claro na sua mente — afinal, mesmo que você não seja contador, não pode ficar totalmente alheio aos impostos que a sua empresa pagará —, vamos falar sobre um dos impostos mais frequentes (e também polêmicos) do Brasil: o ICMS!

Fique conosco até o final deste artigo e entenda mais sobre esse intrigante tributo e como conhecê-lo pode te ajudar a economizar!

Boa leitura!

O que é o ICMS?

O ICMS é um imposto estadual, ou seja, é de responsabilidade de cada estado brasileiro recolhê-lo das empresas que ele incide, e quer dizer Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Além disso, a incidência do ICMS se dá quando ocorre:

  • circulação de um serviço ou produto (que é tributável, é claro) entre cidades ou estados (geralmente, o mais comum é a ocorrência entre estados);
  • circulação de produtos ou serviços entre uma pessoa jurídica com destino a uma pessoa física.

Portanto, em uma breve explicação, qualquer serviço ou tributo que é tributável e há uma circulação (seja ela física ou até de telecomunicações) tem a incidência do ICMS.

Por que saber sobre o ICMS pode te ajudar a economizar?

Como citamos, o ICMS é um imposto que abrange diversas atividades, e como cada estado define o seu valor (juntamente com o Distrito Federal, é claro), é complexo lidar com esse assunto sem achar que simplesmente tudo tem a cota desse imposto.

Mas calma que isso não é verdade! Existe, sim, a isenção de produtos e serviços dos mais variados (um bem conhecido é a isenção de atividades com livros, periódicos, jornais e papéis reservados para impressão).

Tendo isso em vista, é sempre bom verificar se não há isenção em alguma das atividades prestadas pela sua empresa!

Mas para economizar corretamente e evitar a ilegalidade, você precisa dos aliados certos!

O ICMS é um imposto complexo, que abrange diversas possibilidades e, se alguma delas não estiver de acordo com as suas atividades, o risco de ilegalidade é gigantesco!

Portanto, para lidar de forma competente com esse tributo e para verificar se não existe a possibilidade de economizar sem estar irregular perante o Fisco, você precisará da ajuda de profissionais contábeis para examinar com excelência todos os pormenores que esse imposto abarca.

Então, se quiser tranquilidade e economia para o seu negócio, entre em contato com a gente!

Nós, da Carvalló, possuímos profissionais especializados e que estão prontos para atender à sua demanda!

Para isso, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior da sua tela e falar com um de nossos especialistas!

Estamos apenas te esperando!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
Você sabe o que é Lucro Real e quando é…
Quer trocar de contador?