ICMS: Entenda Esse Imposto De Forma Simples e Economize Já!

ICMS

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é o ICMS e por que você precisa conhecê-lo para entender melhor como economizar na sua empresa?

O ICMS, apesar de ser um imposto muito presente nas empresas, a maioria dos empreendedores não sabe do que ele se trata — e estamos aqui para esclarecer isso de forma simples!

Antes mesmo de empreender de fato, o primeiro assunto que surge na mente da maioria das pessoas são os impostos que serão devidos ao Fisco.

E sem dúvidas, essa é uma preocupação que possui um fundamento sólido: o sistema tributário brasileiro é o mais complexo e caro que existe no mundo e, por esse motivo, é claro que muitos ficam “com o pé atrás” antes de se jogar de cabeça no empreendedorismo.

Contudo, se você está aqui, já decidiu que esse é o caminho que seguirá e, portanto, precisa encarar problemas como esse de cabeça erguida para que, dessa forma, o seu empreendimento também supere esses obstáculos.

Portanto, para que o sistema tributário mais complexo do mundo esteja pelo menos um pouco mais claro na sua mente — afinal, mesmo que você não seja contador, não pode ficar totalmente alheio aos impostos que a sua empresa pagará —, vamos falar sobre um dos impostos mais frequentes (e também polêmicos) do Brasil: o ICMS!

Fique conosco até o final deste artigo e entenda mais sobre esse intrigante tributo e como conhecê-lo pode te ajudar a economizar!

Boa leitura!

O que é o ICMS?

O ICMS é um imposto estadual, ou seja, é de responsabilidade de cada estado brasileiro recolhê-lo das empresas que ele incide, e quer dizer Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Além disso, a incidência do ICMS se dá quando ocorre:

  • circulação de um serviço ou produto (que é tributável, é claro) entre cidades ou estados (geralmente, o mais comum é a ocorrência entre estados);
  • circulação de produtos ou serviços entre uma pessoa jurídica com destino a uma pessoa física.

Portanto, em uma breve explicação, qualquer serviço ou tributo que é tributável e há uma circulação (seja ela física ou até de telecomunicações) tem a incidência do ICMS.

Por que saber sobre o ICMS pode te ajudar a economizar?

Como citamos, o ICMS é um imposto que abrange diversas atividades, e como cada estado define o seu valor (juntamente com o Distrito Federal, é claro), é complexo lidar com esse assunto sem achar que simplesmente tudo tem a cota desse imposto.

Mas calma que isso não é verdade! Existe, sim, a isenção de produtos e serviços dos mais variados (um bem conhecido é a isenção de atividades com livros, periódicos, jornais e papéis reservados para impressão).

Tendo isso em vista, é sempre bom verificar se não há isenção em alguma das atividades prestadas pela sua empresa!

Mas para economizar corretamente e evitar a ilegalidade, você precisa dos aliados certos!

O ICMS é um imposto complexo, que abrange diversas possibilidades e, se alguma delas não estiver de acordo com as suas atividades, o risco de ilegalidade é gigantesco!

Portanto, para lidar de forma competente com esse tributo e para verificar se não existe a possibilidade de economizar sem estar irregular perante o Fisco, você precisará da ajuda de profissionais contábeis para examinar com excelência todos os pormenores que esse imposto abarca.

Então, se quiser tranquilidade e economia para o seu negócio, entre em contato com a gente!

Nós, da Carvalló, possuímos profissionais especializados e que estão prontos para atender à sua demanda!

Para isso, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior da sua tela e falar com um de nossos especialistas!

Estamos apenas te esperando!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você sabe o que é Lucro Real e quando é…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat