ICMS: Entenda Esse Imposto De Forma Simples e Economize Já!

ICMS

Compartilhe nas redes!

O que é o ICMS e por que você precisa conhecê-lo para entender melhor como economizar na sua empresa?

O ICMS, apesar de ser um imposto muito presente nas empresas, a maioria dos empreendedores não sabe do que ele se trata — e estamos aqui para esclarecer isso de forma simples!

Antes mesmo de empreender de fato, o primeiro assunto que surge na mente da maioria das pessoas são os impostos que serão devidos ao Fisco.

E sem dúvidas, essa é uma preocupação que possui um fundamento sólido: o sistema tributário brasileiro é o mais complexo e caro que existe no mundo e, por esse motivo, é claro que muitos ficam “com o pé atrás” antes de se jogar de cabeça no empreendedorismo.

Contudo, se você está aqui, já decidiu que esse é o caminho que seguirá e, portanto, precisa encarar problemas como esse de cabeça erguida para que, dessa forma, o seu empreendimento também supere esses obstáculos.

Portanto, para que o sistema tributário mais complexo do mundo esteja pelo menos um pouco mais claro na sua mente — afinal, mesmo que você não seja contador, não pode ficar totalmente alheio aos impostos que a sua empresa pagará —, vamos falar sobre um dos impostos mais frequentes (e também polêmicos) do Brasil: o ICMS!

Fique conosco até o final deste artigo e entenda mais sobre esse intrigante tributo e como conhecê-lo pode te ajudar a economizar!

Boa leitura!

O que é o ICMS?

O ICMS é um imposto estadual, ou seja, é de responsabilidade de cada estado brasileiro recolhê-lo das empresas que ele incide, e quer dizer Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Além disso, a incidência do ICMS se dá quando ocorre:

  • circulação de um serviço ou produto (que é tributável, é claro) entre cidades ou estados (geralmente, o mais comum é a ocorrência entre estados);
  • circulação de produtos ou serviços entre uma pessoa jurídica com destino a uma pessoa física.

Portanto, em uma breve explicação, qualquer serviço ou tributo que é tributável e há uma circulação (seja ela física ou até de telecomunicações) tem a incidência do ICMS.

Por que saber sobre o ICMS pode te ajudar a economizar?

Como citamos, o ICMS é um imposto que abrange diversas atividades, e como cada estado define o seu valor (juntamente com o Distrito Federal, é claro), é complexo lidar com esse assunto sem achar que simplesmente tudo tem a cota desse imposto.

Mas calma que isso não é verdade! Existe, sim, a isenção de produtos e serviços dos mais variados (um bem conhecido é a isenção de atividades com livros, periódicos, jornais e papéis reservados para impressão).

Tendo isso em vista, é sempre bom verificar se não há isenção em alguma das atividades prestadas pela sua empresa!

Mas para economizar corretamente e evitar a ilegalidade, você precisa dos aliados certos!

O ICMS é um imposto complexo, que abrange diversas possibilidades e, se alguma delas não estiver de acordo com as suas atividades, o risco de ilegalidade é gigantesco!

Portanto, para lidar de forma competente com esse tributo e para verificar se não existe a possibilidade de economizar sem estar irregular perante o Fisco, você precisará da ajuda de profissionais contábeis para examinar com excelência todos os pormenores que esse imposto abarca.

Então, se quiser tranquilidade e economia para o seu negócio, entre em contato com a gente!

Nós, da Carvalló, possuímos profissionais especializados e que estão prontos para atender à sua demanda!

Para isso, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior da sua tela e falar com um de nossos especialistas!

Estamos apenas te esperando!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual o melhor regime tributário para prestadores de serviços?

O melhor regime tributário para prestadores de serviços é o Simples Nacional, visto que oferece alíquotas menores e o seu recolhimento é bem menos burocrático. Além disso, os valores dos impostos são fixos, por isso, possibilitando ter maior controle dos

Obrigações acessórias para empresas

As obrigações acessórias são uma das exigências do governo que as empresas brasileiras devem cumprir. E igualmente às obrigações tributárias principais, o não cumprimento do que está previsto em lei em relação às obrigações acessórias, há riscos de sanções. Confira

4 soluções de contabilidade para prestadores de serviços

As soluções de contabilidade para prestadores de serviços contribuem sobremaneira para o bom andamento dos negócios. Sem falar que os serviços de contabilidade são essenciais para todo e qualquer empreendimento. Haja vista que empreender implica no cumprimento de obrigações fiscais,

Recomendado só para você
Você sabe o que é Lucro Real e quando é…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top