Índice
ToggleVocê sabe o que é Lucro Real e quando é vantajoso escolhê-lo para o seu negócio?
Dentre os regimes tributários brasileiros, saber o que é Lucro Real é uma raridade, mas conhecê-lo é crucial para saber se o seu negócio está perdendo uma chance real de lucrar mais!
Sabemos que você, como empreendedor, sempre quer o melhor para o futuro do seu negócio e, afinal de contas, isso não é nada de novo, pois é o objetivo de todos também.
Mas o que difere o seu empreendimento dos demais é sempre manter-se aberto a novas possibilidades ao invés de insistir no que não funciona mais, e é por essa razão que você está aqui.
Afinal de contas, se existir um caminho melhor para o seu empreendimento seguir, é por lá que a sua empresa andará, não é mesmo?
Portanto, para abrir as portas da oportunidade da sua empresa, hoje iremos falar sobre o que é o Lucro Real e se as vantagens dele se sobrepõem ao mito de “pior regime tributário”.
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é Lucro Real?
Para entender o que é Lucro Real, antes de mais nada, é preciso esclarecer que, apesar do mito de que esse regime tributário é válido apenas para empresas gigantescas do mercado, essa não é a realidade, inclusive, a depender da área de atuação e situação empresarial, migrar para o Lucro Real pode ser uma saída vantajosa,
Mas voltando à definição, o Lucro Real é um regime tributário que realiza a arrecadação por meio do lucro líquido do seu negócio, já estipuladas e ajustadas em relação às despesas cabíveis, que são definidas mediante os resultados das escriturações contábeis.
Quando optar pelo Lucro Real é uma vantagem para a sua empresa?
Apesar de muitas empresas poderem optar livremente pelo regime tributário, existem algumas que são obrigadas a aderi-lo, que é o caso de:
- Empresas com receita bruta anual maior que R$78 milhões;
- Bancos;
- Empresas que tiveram qualquer valor positivo vindo de outro país;
- Factorings; entre outras.
Agora, se você sabe o que é Lucro Real, mas sua atividade nem ao menos se parece com uma da lista citada acima, não se preocupe pois é possível escolhê-lo, e aqui vão as principais vantagens dessa escolha:
- Modalidades de apuração: ao optar pelo Lucro Real, você precisa decidir se os impostos serão apurados trimestralmente ou anualmente, mas o que pode parecer uma desvantagem, na verdade, é uma simplificação na hora de calcular corretamente os tributos;
- Possibilidade de não pagar imposto: na modalidade anual, caso o seu empreendimento tenha tido prejuízos em um mês e, do mesmo modo, demonstre isso nas antecipações mensais, comprovando que não houve lucro no mês em questão, ela é desobrigada a pagar o imposto;
- Benefícios fiscais: como muitos não sabem o que é Lucro Real, ele raramente é uma opção para o empreendedor, portanto, existem benefícios fiscais para quem opta por esse regime tributário, a fim de desenvolver o setor da economia e até mesmo a região a qual você se estabelecerá.
Não se desanime, pois existem mais vantagens, mas as que mais atraem os empreendedores são as que citamos — e com a ajuda de um especialista, é possível aproveitar o Lucro Real ao máximo!
Se chegou a hora de bater o martelo em relação ao regime tributário da sua empresa, é necessário lembrar de mais uma coisa…
Você já sabe o que é Lucro Real e como ele pode ser vantajoso, inclusive em tempos de pandemia, contudo, ele é a sua melhor opção?
Se você quiser descobrir se o Lucro Real é uma opção não apenas válida para a sua empresa, mas, também, uma alternativa vantajosa para garantir que o seu empreendimento não apenas atravesse a crise e, ainda assim, te traga benefícios reais e desenvolvimento palpável, é necessária a ajuda de um especialista contábil para averiguar os pormenores e indicar se essa é a sua melhor opção.
E se quiser auxílio que realmente irá indicar o caminho mais vantajoso para o seu negócio, fale com um de nossos especialistas agora mesmo!
Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um profissional!