Contabilidade para advogados: uma ferramenta de gestão indispensável

Contabilidade para advogados

Compartilhe nas redes!

A contabilidade para advogados é uma ferramenta de gestão indispensável, visto que ela norteia, com clareza e objetividade, as decisões a serem tomadas nos negócios.

Portanto, ela direciona as melhores opções disponíveis para advogados quanto à escolha do regime societário, a natureza jurídica do negócio, dentre outras coisas.

Confira neste post todos os benefícios da contabilidade para advogados. Bom proveito.

Controle fiscal para advogados

Advogados que trabalham de forma autônoma, têm maiores preocupações com o pagamento de impostos, visto que a sua tributação é maior.

Neste caso, as obrigações fiscais são mais dispendiosas, como no caso do INSS cuja contribuição individual corresponde à alíquota de 20% ao mês.

Diante disso, ter um controle fiscal eficiente faz toda diferença no rumo dos negócios, papel este que a contabilidade pode assumir, facilitando muito a vida do profissional.

Haja vista que a escrituração fiscal viabiliza o gerenciamento de contas bancárias, o fluxo de caixa, a apuração dos impostos, bem como as contas a pagar e receber.

Planejamento tributário para advogados

Outro fator que comprova a importância da contabilidade para advogados é o impacto do planejamento tributário nas finanças.

Sendo isso um dos principais motivos que leva os profissionais autônomos, empreendedores e empresas a reconhecerem o valor do contador.

Assim, com a ajuda do profissional da contabilidade para fazer um bom planejamento tributário é possível ter benefícios, como:

  1. Recuperação dos impostos pagos a mais;
  2. Aplicação correta das alíquotas dos impostos, de acordo com a atividade;
  3. Utilização de dispositivos legais para reduzir as obrigações;
  4. Verificação periódica do melhor enquadramento tributário a fim de reduzir a carga tributária;
  5. Envio das declarações obrigatórias dentro do prazo;
  6. Elaboração de agenda tributária, mediante calendário fiscal vigente etc.

Saber fazer uso dos dispositivos legais para alcançar tais benefícios é essencial, pois cada real economizado em cada obrigação se torna em fonte de investimento.

Controle financeiro para advogados

O controle financeiro é outra grande ajuda que a contabilidade para advogados proporciona, separando as despesas e receitas de forma organizada e funcional.

Assim, o advogado poderá ter uma visão panorâmica quantitativa das suas obrigações e direitos, como por exemplo:

  1. Aluguel;
  2. Luz;
  3. Internet;
  4. Água;
  5. Aquisição de equipamentos;
  6. Manutenção de equipamentos;
  7. Terceirização de serviços;
  8. Tributos;
  9. Receitas;
  10. Bens etc.

O controle financeiro, além de cuidar das contas a curto, médio e longo prazo, também viabiliza a gerência eficaz de gastos imprevisíveis, como multas e juros, por exemplo.

A importância da contabilidade para advogados

A contabilidade para advogados é tão importante quanto para outros ramos de atividade, considerando sua capacidade técnica e científica para criar soluções eficazes.

Sendo a contabilidade, uma das ferramentas de gestão que possibilita fazer análises precisas sobre as finanças, por meio de relatórios gerenciais assertivos.

Assim, direcionando as tomadas de decisões para o curto, médio e longo prazo, sempre visando o uso consciente dos recursos.

Conclusão

Diante de todo o exposto, a contabilidade para advogados é uma ferramenta que não pode faltar no planejamento estratégico.

Seja para advogados autônomos, seja para advogados PJ, fazer uso inteligente da contabilidade é uma medida que gera maior assertividade nos negócios.

Clique aqui e agende uma consultoria para advogados.

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual o melhor regime tributário para prestadores de serviços?

O melhor regime tributário para prestadores de serviços é o Simples Nacional, visto que oferece alíquotas menores e o seu recolhimento é bem menos burocrático. Além disso, os valores dos impostos são fixos, por isso, possibilitando ter maior controle dos

Obrigações acessórias para empresas

As obrigações acessórias são uma das exigências do governo que as empresas brasileiras devem cumprir. E igualmente às obrigações tributárias principais, o não cumprimento do que está previsto em lei em relação às obrigações acessórias, há riscos de sanções. Confira

4 soluções de contabilidade para prestadores de serviços

As soluções de contabilidade para prestadores de serviços contribuem sobremaneira para o bom andamento dos negócios. Sem falar que os serviços de contabilidade são essenciais para todo e qualquer empreendimento. Haja vista que empreender implica no cumprimento de obrigações fiscais,

Recomendado só para você
A contabilidade para dentistas é essencial para manter o funcionamento…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top