Contabilidade para advogados: uma ferramenta de gestão indispensável

Contabilidade para advogados

Compartilhe nas redes!

A contabilidade para advogados é uma ferramenta de gestão indispensável, visto que ela norteia, com clareza e objetividade, as decisões a serem tomadas nos negócios.

Portanto, ela direciona as melhores opções disponíveis para advogados quanto à escolha do regime societário, a natureza jurídica do negócio, dentre outras coisas.

Confira neste post todos os benefícios da contabilidade para advogados. Bom proveito.

Controle fiscal para advogados

Advogados que trabalham de forma autônoma, têm maiores preocupações com o pagamento de impostos, visto que a sua tributação é maior.

Neste caso, as obrigações fiscais são mais dispendiosas, como no caso do INSS cuja contribuição individual corresponde à alíquota de 20% ao mês.

Diante disso, ter um controle fiscal eficiente faz toda diferença no rumo dos negócios, papel este que a contabilidade pode assumir, facilitando muito a vida do profissional.

Haja vista que a escrituração fiscal viabiliza o gerenciamento de contas bancárias, o fluxo de caixa, a apuração dos impostos, bem como as contas a pagar e receber.

Planejamento tributário para advogados

Outro fator que comprova a importância da contabilidade para advogados é o impacto do planejamento tributário nas finanças.

Sendo isso um dos principais motivos que leva os profissionais autônomos, empreendedores e empresas a reconhecerem o valor do contador.

Assim, com a ajuda do profissional da contabilidade para fazer um bom planejamento tributário é possível ter benefícios, como:

  1. Recuperação dos impostos pagos a mais;
  2. Aplicação correta das alíquotas dos impostos, de acordo com a atividade;
  3. Utilização de dispositivos legais para reduzir as obrigações;
  4. Verificação periódica do melhor enquadramento tributário a fim de reduzir a carga tributária;
  5. Envio das declarações obrigatórias dentro do prazo;
  6. Elaboração de agenda tributária, mediante calendário fiscal vigente etc.

Saber fazer uso dos dispositivos legais para alcançar tais benefícios é essencial, pois cada real economizado em cada obrigação se torna em fonte de investimento.

Controle financeiro para advogados

O controle financeiro é outra grande ajuda que a contabilidade para advogados proporciona, separando as despesas e receitas de forma organizada e funcional.

Assim, o advogado poderá ter uma visão panorâmica quantitativa das suas obrigações e direitos, como por exemplo:

  1. Aluguel;
  2. Luz;
  3. Internet;
  4. Água;
  5. Aquisição de equipamentos;
  6. Manutenção de equipamentos;
  7. Terceirização de serviços;
  8. Tributos;
  9. Receitas;
  10. Bens etc.

O controle financeiro, além de cuidar das contas a curto, médio e longo prazo, também viabiliza a gerência eficaz de gastos imprevisíveis, como multas e juros, por exemplo.

A importância da contabilidade para advogados

A contabilidade para advogados é tão importante quanto para outros ramos de atividade, considerando sua capacidade técnica e científica para criar soluções eficazes.

Sendo a contabilidade, uma das ferramentas de gestão que possibilita fazer análises precisas sobre as finanças, por meio de relatórios gerenciais assertivos.

Assim, direcionando as tomadas de decisões para o curto, médio e longo prazo, sempre visando o uso consciente dos recursos.

Conclusão

Diante de todo o exposto, a contabilidade para advogados é uma ferramenta que não pode faltar no planejamento estratégico.

Seja para advogados autônomos, seja para advogados PJ, fazer uso inteligente da contabilidade é uma medida que gera maior assertividade nos negócios.

Clique aqui e agende uma consultoria para advogados.

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
A contabilidade para dentistas é essencial para manter o funcionamento…
Quer trocar de contador?