Contabilidade para dentistas: gerenciamento profissional para o seu negócio

Contabilidade Para Dentistas - Carvalló Consultoria Empresarial

Compartilhe nas redes!

A contabilidade para dentistas é essencial para manter o funcionamento legal do consultório, além de ser uma importante ferramenta de gestão.

Isso porque ela possibilita ao dentista trabalhar dentro da legalidade, cumprindo toda agenda tributária relativa à sua atividade, dentre outros fatores.

Além disso, com a ajuda da contabilidade, os dentistas poderão economizar nos gastos com tributos para poder investir em sua própria carreira.

Continue lendo este post e conheça a importância da contabilidade especializada para dentistas.

Serviços especializados de contabilidade para dentistas

Os serviços especializados de contabilidade para dentistas podem ser um verdadeiro alívio para os profissionais de saúde bucal.

Assim como em qualquer ramo de atividade, a odontologia também tem as suas particularidades no cumprimento de obrigações, bem como o uso de benefícios.

Para isso, os serviços de contabilidade para dentistas auxiliam no gerenciamento de tarefas burocráticas, como nos casos abaixo:

1 Adequação do regime tributário

O contador tem a expertise necessária para identificar corretamente em qual regime tributário o dentista se enquadra.

Visto que isso exige a observância do faturamento, e a partir disso, fazer a devida apuração dos impostos.

Além da possibilidade de aproveitar os instrumentos legais para pagar menos impostos, e também para alcançar credibilidade no mercado.

2 Escrituração contábil e fiscal sempre em dia

Os serviços de contabilidade também auxiliam na correta escrituração contábil e fiscal do consultório ou clínica.

Assim, mantendo sempre atualizadas as informações do balanço patrimonial, do livro caixa, e o levantamento de possíveis pagamentos de taxas.

Dessa forma, mantendo-se sempre em dia perante a Receita Federal, facilita a tarefa de enviar as declarações de faturamento de pessoa física e pessoa jurídica.

3 Gestão financeira

A gestão financeira também é um dos pilares que sustentam os negócios, por isso, esta tarefa deve ser feita com critérios técnicos.

Assim, por meio dos serviços de contabilidade para dentistas, é possível ter uma visão ampla sobre o andamento das finanças.

Além disso, a boa gestão financeira também evita prejuízos com pagamento de multas, juros, e viabiliza maior credibilidade no mercado.

Qual o melhor regime tributário para dentistas?

A escolha entre o Simples Nacional e o Lucro Presumido tem surtido melhores resultados para a classe dos dentistas em termos fiscais.

Cabendo ao próprio dentista, junto ao seu contador, avaliar os indicadores financeiros da empresa a fim de encontrar o melhor regime tributário.

Para isso, é preciso considerar aspectos, como:

  1. Faturamento anual de PJ;
  2. Folha de pagamento;
  3. Incidência dos impostos;
  4. Cálculo tributário.

A partir da análise cuidadosa dos números, construir um planejamento tributário, com as melhores estratégias e práticas, cujo objetivo será o de reduzir a carga tributária.

Conclusão

A contabilidade para dentistas é uma ferramenta indispensável para manter uma boa saúde financeira nos negócios.

Sendo este, o instrumento legal para identificar possíveis desperdícios com pagamento equivocados de tributos, além de manter em dia as obrigações fiscais e trabalhistas.

Assim, permitindo o exercício das atividades profissionais dentro da legalidade e com tranquilidade.

Agende uma consultoria. Clique aqui para falar conosco.

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
Considerando que a contabilidade para médicos é uma ferramenta de…
Quer trocar de contador?