Capital De Giro: Os Comércios O Esquecem, Mas Não Deviam!

capital de giro: os comércios o esquecem, mas não deviam

Compartilhe nas redes!

Por que o capital de giro é um ponto central de todo comércio — e por que você precisa dar atenção especial a ele?

O capital de giro é um aspecto tão esquecido dentro dos comércios — ainda mais antes da abertura de empresa e meses depois dela — que, quando menos se esperar, pode pegar você de surpresa se não tiver a atenção necessária!

Existem dois tipos de empreendedores atualmente: os empreendedores que se deixam ser guiados pelo acaso, guiados pelo destino e, consequentemente, precisam aceitar tudo o que vier sem questionar, pois a inércia foi o caminho escolhido por eles.

O segundo tipo de empreendedor é aquele que, mesmo com as dificuldades, enfrentam os desafios com cabeça erguida, sempre pensando em como melhorar e buscando conhecimento para potencializar a sua gestão, tomando, assim, as rédeas de seus próprios destinos.

De fato, sabemos que existe uma meta almejada nesse cenário, e você, como empreendedor, não quer estar à mercê de nada e quer controle de seu próprio comércio.

É possível deduzir que você, leitor, é o segundo tipo de empreendedor, afinal de contas, está aqui atrás de informações valiosas para guiar o seu comércio com mais clareza e assertividade.

Portanto, vamos falar sobre um assunto que é muito abordado no momento da abertura de empresa e, talvez, até os primeiros meses de vida de uma empresa, mas logo depois, cai completamente no esquecimento: o capital de giro.

Agora, fique conosco até o final deste artigo e descubra mais por que é necessário ter um cuidado extra com o capital de giro ao longo de toda sua caminhada como líder de um comércio.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é o capital de giro?

O capital de giro nada mais é um fato determinante para uma empresa, mas geralmente só é levado a sério e tem atenção nos primeiros meses de vida de um comércio, quando ele se faz mais escasso.

Basicamente, ele corresponde ao valor líquido que a sua empresa tem a utilizar, basta subtrair as despesas e quaisquer outros gastos do seu empreendimento dos valores positivos (é bom ressaltar que isso conta tanto crédito e dinheiro em caixa quanto outros itens e recursos disponíveis em estoque).

Dessa forma, o capital de giro é o que possibilita que a sua empresa funcione a curto, médio e longo prazo, e também pode oferecer oportunidades únicas aos seus clientes, como financiamento e impedir que existam débitos pendentes com fornecedores.

Por que os comércios precisam ter atenção ao capital de giro sempre?

O capital de giro geralmente é um assunto que muito se discute e, além disso, se sente na pele no momento da abertura de empresa e nos meses seguintes, portanto, é um aspecto que muitos empreendedores consideram “passado”.

Contudo, como vimos anteriormente, o capital de giro é um aspecto constante em qualquer empresa, e só “para de incomodar” quando o risco a curto prazo se extingue.

Mas é essa falsa confiança de que é um assunto do passado que pode afundar um comércio em dívidas e, até mesmo, ameaçar sua permanência no mercado.

Não deixe que as decisões do seu negócio sejam tomadas pelo destino!

A Carvalló sempre teve o objetivo de ver seus clientes decolando despreocupados com as questões burocráticas e contábeis de seus negócios, e queremos que isso seja uma realidade para você também!

Além do capital de giro, a sua contabilidade pode te levar muito mais longe do que pode imaginar com o auxílio dos profissionais certos!

Para isso, basta clicar no botão verde que aparece no canto direito da tela e falar com um de nossos especialistas!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
Descubra em 3 passos como fazer um bom planejamento estratégico…
Quer trocar de contador?