O que é ECD?

ecd

Compartilhe nas redes!

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.

Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição da escrituração em papel, dando lugar a livros contábeis em formato digital.

Para isso, a Receita Federal exige que tais documentos sejam assinados digitalmente por meio de certificado digital emitido por entidade credenciada.

Conheça os principais aspectos da ECD lendo este post até o final. Bom proveito.

ECD: livros contábeis a enviar

No artigo 1º da Instrução Normativa nº 2.003, publicada em 18/01/2021, ficou definido quais livros contábeis as entidades deverão enviar à Receita Federal, a saber:

  1. Livro diário e seus auxiliares, quando houver;
  2. Livro razão e seus auxiliares, quando houver;
  3. Balancetes diários e Balanço Patrimonial, além das fichas de lançamento que comprovam as informações ali registradas.

Além disso, é necessário assinar digitalmente todos os documentos de envio da ECD, a fim de garantir sua autoria, autenticidade, integridade, e conferir-lhes validade jurídica.

ECD: quais empresas são obrigadas a enviar?

Ainda, no artigo 3º da instrução normativa, está definido quais empresas deverão apresentar a ECD ao fisco, sendo elas:

  1. Pessoas jurídicas que não sejam: MEIs, MEs e EPPs optantes pelo Simples Nacional; órgãos públicos, autarquias e fundações públicas; e nem as pessoas jurídicas inativas de que trata a IN RFB nº 1.536, dentre outras classificadas na IR nº 2003, de janeiro de 2021;
  2. Pessoas jurídicas equiparadas e entidades imunes e isentas que estejam obrigadas a fazer o envio da ECD conforme legislação comercial.

Envio da ECD em livros próprios:

  1. Sociedades em Conta de Participação – SCP, quando enquadradas como obrigatórias;
  2. Pessoas jurídicas domiciliadas no Brasil, com recursos em moedas estrangeiras investidos no exterior, relativos à exportação, conforme lei vigente;
  3. Empresas Simples de Crédito – ESC, conforme Lei Complementar nº 167 de 2019.

Em tempo, as empresas que não estão obrigadas a fazer o envio da ECD, caso queiram, podem apresentá-la de forma facultativa.

Como enviar a ECD?

Para enviar a ECD, é necessário utilizar o Programa Gerador de Escrituração – PGE, disponível no portal da Receita Federal.

E após ser gerada a ECD no PGE, a transmissão à Receita Federal é feita por meio do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.

Sendo o prazo de envio, geralmente, até o dia 31 de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere a escrituração.

Todavia, é necessário acompanhar o calendário fiscal emitido pela Receita Federal a cada ano, visto que o órgão tem autonomia para alterar datas conforme o seu interesse.

Além disso, o envio da ECD só é confirmado mediante comprovação por meio do recibo de entrega, emitido pelo SPED. Não sendo aceito qualquer outro meio de autenticação.

Conclusão

Por fim, a ECD é parte integrante do projeto SPED cujo objetivo é padronizar a forma e o compartilhamento das informações contábeis e fiscais.

Assim, tornando mais ágil o processo de fiscalização das operações e gerando maior precisão no cruzamento de dados.

E se precisar de ajuda para enviar a ECD da sua empresa, conte conosco. A Carvalló Consultoria Empresarial está sempre à disposição para ajudar no que for preciso.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
A escrituração contábil é uma técnica utilizada na contabilidade para…
Quer trocar de contador?