O que é Certidão Negativa de Débitos?

Certidão Negativa de Débitos

Compartilhe nas redes!

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins.

Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil – RFB e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN.

Dessa forma, o contribuinte pode consultar se há pendências em seu CPF, CNPJ ou imóvel rural, referentes aos tributos federais e à Dívida Ativa da União – DAU.

Como emitir a Certidão Negativa de Débitos – CND?

Para emitir a Certidão Negativa de Débitos – CND é necessário acessar o canal de serviços correspondente ao tipo de CND que deseja emitir.

Neste caso, a Receita Federal disponibiliza em seu portal de serviços online, páginas de consultas específicas para cada tipo de contribuinte, a saber:

Certidão de pessoa física;

Certidão de pessoa jurídica;

Certidão de imóvel rural.

A emissão da CND via internet é validada pela Portaria RFB/PGFN nº 1.751, de 02/10/2014, sendo obrigatório conter hora, data de emissão e o código de controle.

Em tempo, a Receita Federal esclarece que só é possível emitir a CND quando não for detectada nenhuma irregularidade fiscal por parte da Fazenda Nacional.

Como regularizar a situação fiscal pendente?

Quando não for possível emitir a CND via internet em decorrência de irregularidade fiscal, o contribuinte poderá consultar as pendências no portal e-CAC.

Para isso, é necessário fazer login na área de acesso, informando dados, como:

  1. CPF/CNPJ;
  2. Código de Acesso;
  3. Senha.

Sendo que, o código de acesso é de uso exclusivo para pessoa física ou pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional, além de ter restrições de acessos.

Já a conta gov.br nível prata ou ouro permite acessar um número maior de serviços, além de não exigir recibo de declaração para ter acesso ao portal e-CAC.

Ainda, o acesso ao portal e-CAC também pode ser feito via “Procuração Eletrônica” ou por meio de “Solicitação de Procuração para Receita Federal”.

Na via “Solicitação de Procuração para Receita Federal”, é exigido o certificado digital apenas para o procurador, sendo bastante comum o contador fazer esta mediação.

Por fim, ao listar todas as pendências e providenciar a regularização, a CND é liberada automaticamente para emissão no prazo máximo de cinco dias.

Contudo, se ainda assim a CND não for liberada ou ficar pendente de comprovação de algum documento, será necessário abrir um processo digital.

Liberação manual da CND

Caso haja a necessidade de abrir o processo digital para liberar a emissão da CND, o contribuinte/procurador também deverá acessar o portal e-CAC.

E ao estar logado na área de acesso, fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acessar o sistema “Processos Digitais”;
  2. Clicar na seção “Solicitar serviço via processo digital”;
  3. Selecionar na seção “Certidões e Atestados” o serviço correspondente ao tipo de certidão que deseja emitir.

Lembrando que, para mais de uma certidão, deverá ser aberto um processo digital específico para cada pedido.

Feito isso, o prazo para juntada de documentos é de até 3 dias úteis após a abertura do processo, o qual deverá estar em nome da pessoa a que se refere o serviço.

Para ter acesso ao passo a passo completo para emitir Certidão Negativa de Débitos, você pode clicar aqui.

Caso prefira, clique aqui e converse com um dos nossos contadores. Será um prazer ajudar você.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para…
Quer trocar de contador?