Saiba o que é escrituração contábil e para que serve

escrituração contábil

Compartilhe nas redes!

A escrituração contábil é uma técnica utilizada na contabilidade para fazer os lançamentos dos fatos patrimoniais ocorridos nas empresas.

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade, a escrituração contábil é uma obrigatoriedade a todas as entidades, independente de porte e natureza econômica.

Saiba mais detalhes sobre a escrituração contábil no decorrer deste post. Boa leitura.

Escrituração contábil: objetivo

Conforme o ITG 2000, a escrituração contábil tem por objetivo adotar procedimentos definidos em lei para o registro dos fatos patrimoniais das entidades.

Dessa forma, é responsabilidade do profissional da contabilidade, habilitado em seu órgão de classe, zelar pela guarda e manutenção dos documentos e arquivos contábeis.

Escrituração contábil segue os princípios da contabilidade

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, a escrituração contábil deve ser feita em conformidade com os princípios da contabilidade.

Embora não haja a necessidade de observar um padrão pré-definido, a escrituração contábil deve ser capaz de fornecer as informações necessárias aos seus usuários.

Todavia, ainda assim é necessário cumprir alguns requisitos para a escrituração contábil ser executada, devendo os registros:

  1. Ser em idioma nacional;
  2. Utilizar moeda corrente nacional;
  3. Cumprir a forma contábil;
  4. Obedecer a ordem cronológica dos fatos, em dia, mês e ano.

Além desses requisitos, também é necessário cumprir critérios para o preenchimento dos livros contábeis, a fim de evitar fraudes e adulteração das informações.

Escrituração contábil: livros contábeis obrigatórios

A escrituração contábil é o meio pelo qual são demonstradas as informações patrimoniais das entidades, devendo ser registradas em livros contábeis aceitos, tais como:

  1. Livro diário e livros auxiliares, se for o caso;
  2. Livro razão e livros auxiliares, se for o caso;
  3. Livro balancete diário, balanço patrimonial, fichas de lançamentos que comprovem os fatos registrados.

Para escrituração contábil em formato digital, não é necessário imprimir os livros para encadernação, porém, o arquivo digital deve ser autenticado e mantido pela entidade.

Para que serve a escrituração contábil?

Em princípio, a escrituração contábil serve para o atendimento às diversas leis fiscais existentes no país.

Isso porque, tal procedimento, é uma obrigatoriedade imposta a todas as pessoas jurídicas brasileiras, exceto os MEIs – Microempreendedores Individuais.

 Além disso, a escrituração contábil também pode servir como ferramenta de gestão, uma vez que ela contribui para demonstrar a real situação patrimonial das entidades.

Nesse sentido, com base nos dados registrados nos diferentes livros contábeis, os gestores têm uma visão clara e ampla sobre os negócios, servindo como um norte para:

  1. Tomar decisões com maior assertividade;
  2. Monitorar a evolução dos resultados;
  3. Definir melhores indicadores de desempenho;
  4. Analisar índices de endividamento;
  5. Elaborar estratégias para executar o plano de ação etc.

E ainda, por meio da escrituração contábil bem feita, as empresas podem se defender em casos de denúncias de fraude, ou em disputas judiciais.

Conclusão

Por fim, a escrituração contábil extrapolou os objetivos normativos e tem servido de instrumento para promover maior eficiência na gestão dos negócios.

Portanto, é uma atitude inteligente fazer uso desta ferramenta para traçar melhores estratégias e garantir a competitividade no mercado.

Faça bom proveito da escrituração contábil em sua empresa, clique aqui e nós providenciaremos isso para você.

Desde já, a Equipe Carvalló Consultoria Empresarial agradece pela confiança.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
Escolher os códigos CNAE de uma empresa requer um bom…
Quer trocar de contador?