Como escolher as CNAEs para minha empresa?

cnaes
Escolher os códigos CNAE de uma empresa requer um bom conhecimento das leis tributárias, a fim de evitar ilegalidades no exercício das atividades econômicas.
Compartilhe nas redes!

Escolher os códigos CNAE de uma empresa requer um bom conhecimento das leis tributárias, a fim de evitar ilegalidades no exercício das atividades econômicas.

Portanto, é imprescindível ter a assessoria de um profissional de contabilidade experiente para cumprir esta tarefa com tranquilidade e segurança.

Além disso, tal cuidado poderá aumentar os rendimentos da empresa, uma vez que é possível incluir até 99 atividades econômicas secundárias no mesmo CNPJ.

Entretanto, as restrições também precisam ser bem conhecidas, por isso, veja neste post como escolher os códigos CNAE corretos para sua empresa.

Entenda o que é CNAE e a sua importância

Em primeiro lugar, é importante ficar claro a ligação existente entre o código CNAE e a saúde financeira das empresas, sendo esta considerada uma relação de parceria.

Isso porque a CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas define a hierarquia entre as atividades econômicas que uma empresa pode praticar.

Sendo por meio dos códigos da CNAE, que a administração tributária pode identificar qual ordenamento fiscal aplicar a cada empresa.

Haja vista que este fator interfere diretamente no tipo de regime tributário que a empresa poderá estar enquadrada.

Dessa forma, é a CNAE quem determina para uma empresa:

  • Quais impostos ela deverá pagar;
  • Quais obrigações acessórias ela deverá enviar;
  • E de quais incentivos fiscais poderá usufruir.

Nesse contexto, é importante que o empreendedor tenha ciência de todas essas informações antes de iniciar a abertura da sua empresa.

Como escolher os códigos da CNAE?

Para escolher os códigos da CNAE da forma mais assertiva possível, é importante listar todas as atividades que pretende praticar no mercado.

Feito isso, igualmente importante é descrever cada uma delas com a máxima riqueza de detalhes possível, pois isso facilitará na identificação dos códigos.

E com a ajuda do contador, acessar a página de pesquisa dos códigos da CNAE, o qual está disponível no portal do IBGE.

A partir disso é importante ter bastante paciência para pesquisar cada Estrutura e procurar pelos códigos que mais se identificam com as atividades descritas na sua lista.

Sendo também muito importante pesquisar todas as classes correspondentes e além de verificar todas as atividades, mesmo que aparentam ser repetidas.

E para fins de familiaridade com a página de pesquisa, veja abaixo como estão hierarquizados os códigos:

  • Seções;
  • Divisões;
  • Grupos;
  • Classes;
  • Subclasses.

Depois de identificar os códigos correspondentes, consultar as notas explicativas inseridas neles para descobrir atividades interessantes para o seu negócio e aproveitar para inseri-las.

Conclusão

Finalmente, a escolha dos códigos CNAE impactam diretamente na saúde financeira da empresa, visto ser uma determinante para as obrigações tributárias.

Além disso, outro fator condicionado à CNAE é a exigência de licenciamentos ambientais, alvarás de funcionamento, dentre outros fatores.

Sendo muitos os elementos a serem observados de perto para fazer uma escolha assertiva dos códigos da CNAE de uma empresa.

Todavia, ainda assim pode ser necessário inserir novos códigos, ou mesmo excluir algum deles para fins de melhor adequação no decorrer do tempo.

Escolha os códigos CNAE para sua empresa com segurança, clique aqui e reserve sua consultoria de contabilidade.

Nós, da Carvalló Consultoria Empresarial, estamos sempre à sua disposição. Até breve.

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Para medir o desempenho de uma empresa, a maneira mais…
Quer trocar de contador?