Controle Financeiro: Os 5 Conceitos Que Todo Empresário Precisa Saber

controle financeiro

Compartilhe nas redes!

Nunca mais “patine” quando o assunto for um controle financeiro impecável!

Para um controle financeiro eficiente, é necessário que você conheça os termos mais utilizados na área — e vamos explicá-los para você!

Não importa o que dizem: o ambiente empresarial é sim um verdadeiro aglomerado de “empresariês”.

Desde a contabilidade até o departamento de planejamento, vários termos específicos aparecem e nem sempre eles nos são explicados, sendo usados em discussões frequentemente.

Mas como sabemos que conhecimento é poder e que você, como empreendedor, precisa entender ao máximo sobre as atividades e ocorrências da sua empresa para liderá-la da melhor forma possível, vamos te ajudar!

Apesar de sermos ótimos planejadores, hoje, vamos nos ater aos 5 principais conceitos para que o seu controle financeiro seja simplesmente impecável — diga adeus ao ponto de interrogação em cima da sua cabeça durante as discussões!

Boa leitura!

Os 5 principais conceitos para fazer um controle financeiro eficiente

Saber do que se trata um termo é crucial, afinal, se você não sabe do que falam, como pode agir com precisão?

Visto isso, prepare-se para entender de maneira simples os principais termos usados para um controle financeiro ótimo!

Break even point

Ou simplesmente “ponto de equilíbrio” é o momento em que o total de débitos da empresa é igual ao crédito por ela obtido, ou seja, é quando as dívidas e o dinheiro lucrado são iguais.

Ele é extremamente importante para averiguar se o seu negócio “se paga” e também é capaz de gerar lucro.

Fluxo de caixa

Um termo muito popular, o fluxo de caixa diz respeito aos registros de entrada e saída da sua empresa, mostrando a movimentação de um período de tempo específico — pode ser um dia ou até um mês, tudo depende do objetivo da sua análise.

Capital de giro

O capital de giro se refere ao dinheiro disponível em caixa para que o seu negócio se mantenha, ou seja, para fazer a manutenção dos processos existentes.

Sendo assim, é o dinheiro que, depois que as despesas já foram pagas, serve para que tudo ocorra como deveria.

Balanço patrimonial

Com o passar do tempo, uma empresa adquire itens que se chama “patrimônio”, sendo assim, o balanço patrimonial é o registro que mostra se a sua empresa está bem financeiramente.

Ele é dividido em passivos e ativos e considera de tudo: desde os bens que citamos até seus débitos e o seu faturamento.

Conciliação bancária

Por fim, a conciliação bancária é o ato de averiguação entre todas as ferramentas de controle financeiro interno — principalmente o fluxo de caixa — com os valores em contas bancárias da sua empresa.

Isso é importante para verificar se os seus documentos estão registrando e corroborando com a realidade ou se não, podendo detectar falhas (se houver) e também ser de grande ajuda na tomada de decisão mais efetiva.

E então, gostou do artigo de hoje?

Para ter um controle financeiro que realmente seja eficaz, o conhecimento é crucial, mas não dispensa a ajuda de especialistas contábeis!

Portanto, se você quiser excelência para o seu negócio e profissionais especializados cuidando do seu futuro, conte conosco!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual o melhor regime tributário para prestadores de serviços?

O melhor regime tributário para prestadores de serviços é o Simples Nacional, visto que oferece alíquotas menores e o seu recolhimento é bem menos burocrático. Além disso, os valores dos impostos são fixos, por isso, possibilitando ter maior controle dos

Obrigações acessórias para empresas

As obrigações acessórias são uma das exigências do governo que as empresas brasileiras devem cumprir. E igualmente às obrigações tributárias principais, o não cumprimento do que está previsto em lei em relação às obrigações acessórias, há riscos de sanções. Confira

4 soluções de contabilidade para prestadores de serviços

As soluções de contabilidade para prestadores de serviços contribuem sobremaneira para o bom andamento dos negócios. Sem falar que os serviços de contabilidade são essenciais para todo e qualquer empreendimento. Haja vista que empreender implica no cumprimento de obrigações fiscais,

Recomendado só para você
3 dicas que você simplesmente não pode ignorar para montar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top