Passo A Passo Para Fazer Um Controle De Estoque No Seu Comércio

controle de estoque

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Passo a passo para fazer um controle de estoque eficiente e que traga resultados positivos ao final do mês para o seu comércio

O controle de estoque é um dos diversos processos que existem dentro de um comércio, mas o seu impacto nos números do seu empreendimento ao final do mês não podem ser subestimados! 

Um comércio exige cuidado do empreendedor para, um dia, ter seus frutos colhidos com êxito, o que pode parecer uma tarefa fácil, mas, no entanto, é muito mais complexo do que o simples ato de “cuidar e pronto, tudo se resolveu”.

Quem dera fosse assim, não?

Mas precisamos encarar a realidade: o mercado é duro e você precisa estar pronto para encará-lo de frente para conquistar o seu lugar ao Sol.

Por isso, hoje iremos dar um passo a passo de controle de estoque, para que quando o mercado lhe confrontar com os maiores desafios, você tenha um forte aparato auxiliando o seu comércio e te dando apoio para seguir em frente!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Como fazer um controle de estoque eficiente no seu comércio?

O controle de estoque é uma das bases para manter a operação de um comércio funcionando, inclusive, uma das mais importantes.

Sendo assim, é necessário dar a devida importância para esse procedimento e seguir alguns passos claros.

Passo 1:  faça o levantamento do que você tem estocado

Antes de qualquer coisa, é necessário saber o que se possui armazenado para, então, não cometer erros nos registros.

Dessa forma, contabilize todos os itens que se possui (tanto os que você comercializa, usa na confecção desses produtos até itens de limpeza e qualquer coisa que possui rotatividade dentro do seu comércio) e os registre.

Passo 2: foque na organização física dos itens do estoque

A disposição dos itens é essencial, uma vez que pode não apenas agilizar o controle de estoque e a contabilização, como evitar que produtos sejam mal visualizados e esquecidos, excedam o prazo de validade, entre outras questões.

Passo 3: escolha meios digitais para ajudar no controle de estoque

O digital veio para ficar, então,  não hesite em usar a tecnologia a seu favor aqui, pois ela pode agilizar pedidos, registros, consultas e muito mais.

Passo 4: estabeleça um processo para a contabilização, organização e futuros pedidos de itens

Estabelecer um processo e “mini tarefas” é uma forma de garantir que em todas as contabilizações do estoque, o método utilizado foi o mesmo a fim de buscar a melhor correspondência com a realidade e a geração de dados relevantes sobre a movimentação do seu comércio.

Passo 5: informe e treine os colaboradores e/ou responsáveis pelo controle de estoque

Os responsáveis precisam ser atribuídos e os métodos de contabilização ensinados e repassados aos demais (em caso de ausência dos responsáveis).

Outras questões processuais como onde será registrado o controle de estoque, em que momentos fazer o controle de estoque, quantas vezes, a questão das datas de vencimento e afins precisam ser transmitidas.

Passo 6: promova estratégias para situações comuns

Por fim, com os dados do controle de estoque, você pode verificar se um produto está fazendo sucesso (e encomendar mais itens) ou não (e realizar uma promoção para vendê-los antes que não possam mais ser consumidos), e criar outras estratégias para fugir do prejuízo e potencializar os lucros.

E então, gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

contabilidade para médicos

Contabilidade para médicos pode ajudar a reduzir os impostos

Considerando que a contabilidade para médicos é uma ferramenta de gestão, ela não pode ser negligenciada. Por isso, é importante contar com um suporte especializado em contabilidade para médicos, visto que isso será revertido em economia para o bolso. Contribuindo

Recomendado só para você
Como montar um delivery para o seu comércio? Se você…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat