Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Certidão de regularidade fiscal

Compartilhe nas redes!

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte.

Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até 5 dias após a regularização da situação fiscal pendente.

Dito isso, veja a seguir os procedimentos para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal pelo site do governo federal.

Procedimentos para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal – CND

Acessar o canal de serviços online da Receita Federal correspondente ao tipo de CND desejada, e escolher dentre as seguintes opções:

Certidão de pessoa física;

Certidão de pessoa jurídica;

Certidão de imóvel rural.

Feito isso, caso não haja nenhuma pendência na identificação do contribuinte, a CND será liberada para consulta e emissão na mesma hora.

Entretanto, para os casos em que há irregularidade fiscal, primeiro será necessário providenciar a regularização da situação fiscal pendente.

O que fazer para regularizar a situação fiscal pendente?

Para regularizar a situação fiscal pendente, o contribuinte poderá consultar as irregularidades em sua identificação no portal e-CAC.

Sendo necessário ter em mãos os dados de acesso para fazer o login em sua área restrita, tais como:

  1. CPF/CNPJ;
  2. Código de Acesso;
  3. Senha.

Para criar um código de acesso, é possível fazê-lo no próprio portal e-CAC, quando for para uso exclusivo da pessoa física ou pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional.

Entretanto, caso o contribuinte necessite ter acesso a outros tipos de serviços, é recomendado criar o código de acesso por meio da conta gov.br nível prata ou ouro.

Acesso ao portal e-CAC via procuração

Para os casos em que o contribuinte nomeia um representante para atuar em seu nome, existem duas formas de conseguir acessar o portal e-CAC, a saber:

  1. Via Procuração Eletrônica, neste caso, é exigido o certificado digital do contribuinte e do procurador;
  2. Solicitação de Procuração para Receita Federal, sendo exigido o certificado digital apenas para o procurador.

Na via Solicitação de Procuração para Receita Federal, é comum essa mediação ser feita por meio do suporte do profissional de contabilidade.

Prazo para liberação da CND após regularizada a situação fiscal pendente

Depois de regularizada a situação fiscal pendente, o prazo máximo para a CND ser liberada para emissão é de cinco dias.

Contudo, quando acontecer da CND não ser liberada automaticamente, ou ficar faltando a comprovação de algum documento, é necessário abrir um processo digital.

Abertura de Processo Digital para Liberação manual da CND

Para abrir o processo digital, o contribuinte e/ou procurador também deverá acessar o portal e-CAC para fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acessar o sistema “Processos Digitais”;
  2. Clicar na seção “Solicitar serviço via processo digital”;
  3. Selecionar na seção “Certidões e Atestados”, o serviço correspondente ao tipo de certidão que deseja emitir.

É necessário abrir um processo digital para cada tipo de Certidão de Regularidade Fiscal a ser emitida.

Para a juntada dos documentos comprobatórios da regularidade fiscal, o prazo é de até 3 dias úteis após a abertura do processo.

Sendo que cada processo digital deverá ser aberto em nome da pessoa a que se refere o serviço.

Caso prefira receber ajuda de um profissional de contabilidade credenciado para emitir a CND, clique aqui e reserve sua consultoria.

Será um prazer ajudar você.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento…
Quer trocar de contador?