Skip to content

Controle Financeiro: Os 5 Conceitos Que Todo Empresário Precisa Saber

controle financeiro

Compartilhe nas redes!

Nunca mais “patine” quando o assunto for um controle financeiro impecável!

Para um controle financeiro eficiente, é necessário que você conheça os termos mais utilizados na área — e vamos explicá-los para você!

Não importa o que dizem: o ambiente empresarial é sim um verdadeiro aglomerado de “empresariês”.

Desde a contabilidade até o departamento de planejamento, vários termos específicos aparecem e nem sempre eles nos são explicados, sendo usados em discussões frequentemente.

Mas como sabemos que conhecimento é poder e que você, como empreendedor, precisa entender ao máximo sobre as atividades e ocorrências da sua empresa para liderá-la da melhor forma possível, vamos te ajudar!

Apesar de sermos ótimos planejadores, hoje, vamos nos ater aos 5 principais conceitos para que o seu controle financeiro seja simplesmente impecável — diga adeus ao ponto de interrogação em cima da sua cabeça durante as discussões!

Boa leitura!

Os 5 principais conceitos para fazer um controle financeiro eficiente

Saber do que se trata um termo é crucial, afinal, se você não sabe do que falam, como pode agir com precisão?

Visto isso, prepare-se para entender de maneira simples os principais termos usados para um controle financeiro ótimo!

Break even point

Ou simplesmente “ponto de equilíbrio” é o momento em que o total de débitos da empresa é igual ao crédito por ela obtido, ou seja, é quando as dívidas e o dinheiro lucrado são iguais.

Ele é extremamente importante para averiguar se o seu negócio “se paga” e também é capaz de gerar lucro.

Fluxo de caixa

Um termo muito popular, o fluxo de caixa diz respeito aos registros de entrada e saída da sua empresa, mostrando a movimentação de um período de tempo específico — pode ser um dia ou até um mês, tudo depende do objetivo da sua análise.

Capital de giro

O capital de giro se refere ao dinheiro disponível em caixa para que o seu negócio se mantenha, ou seja, para fazer a manutenção dos processos existentes.

Sendo assim, é o dinheiro que, depois que as despesas já foram pagas, serve para que tudo ocorra como deveria.

Balanço patrimonial

Com o passar do tempo, uma empresa adquire itens que se chama “patrimônio”, sendo assim, o balanço patrimonial é o registro que mostra se a sua empresa está bem financeiramente.

Ele é dividido em passivos e ativos e considera de tudo: desde os bens que citamos até seus débitos e o seu faturamento.

Conciliação bancária

Por fim, a conciliação bancária é o ato de averiguação entre todas as ferramentas de controle financeiro interno — principalmente o fluxo de caixa — com os valores em contas bancárias da sua empresa.

Isso é importante para verificar se os seus documentos estão registrando e corroborando com a realidade ou se não, podendo detectar falhas (se houver) e também ser de grande ajuda na tomada de decisão mais efetiva.

E então, gostou do artigo de hoje?

Para ter um controle financeiro que realmente seja eficaz, o conhecimento é crucial, mas não dispensa a ajuda de especialistas contábeis!

Portanto, se você quiser excelência para o seu negócio e profissionais especializados cuidando do seu futuro, conte conosco!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
3 dicas que você simplesmente não pode ignorar para montar…
Quer trocar de contador?