Gestão empresarial: 5 erros que colocam negócios de sucesso em xeque

Gestão Empresarial

Compartilhe nas redes!

5 erros de gestão empresarial que você precisa deixar de cometer antes que não tenha mais como evitar o pior!

Você, empreendedor, não pode se dar ao luxo de errar, não é mesmo?

Afinal, ainda mais tendo em vista o mercado, errar pode ser a diferença entre continuar ou não atuando e lucrando mais.

Por isso, todo empresário vive em busca de estratégias, formas e ações que reduzam riscos e potencializem seus negócios e os aproximem de seus objetivos.

E foi pensando nisso que viemos hoje: reduzir erros e te aproximar dos seus objetivos!

Sendo assim, nós escolhemos um assunto em que muitas empresas pecam — e muito — ao longo de sua atuação, e o fazem sem ao menos se darem conta que isso pode levá-los à falência de forma abrupta: erros na gestão empresarial.

Então, se quiser evitar que erros catastróficos ocorram no seu empreendimento, é só continuar lendo o nosso artigo!

Boa leitura! 

Mas, rapidamente, o que é a gestão empresarial?

Antes de irmos ao assunto, apenas a título de informação e para “jogar uma luz” nas questões que vamos abordar, vamos definir de forma sucinta o conceito que nos dispomos a tratar aqui.

Sendo assim, a gestão empresarial nada mais é do que ações, planejamentos, análises e tudo mais o que você dispor para guiar seu empreendimento para o sucesso, evitando falhas, corrigindo erros e, também, metrificando o desempenho do seu negócio — em diversos aspectos.

Bom, agora que está mais claro do que exatamente estamos falando, vamos direto ao que importa!

5 erros de gestão empresarial que pode colocar qualquer empreendimento de sucesso na sarjeta

Infelizmente, a falta de zelo pela gestão empresarial pode, sim, levar qualquer negócio promissor direto para o fundo do poço — e não há “inovação” que salve um empreendimento de um problema tão grave quanto o pouco cuidado por esse gerenciamento.

Por isso, separamos 5 erros que são fatais para qualquer empreendimento, mas que, se forem identificados e corrigidos a tempo, podem ser salvos — sim, existe esperança!

Fechar os olhos para a realidade do seu negócio

Não é incomum que muitos empreendedores se desliguem parcial ou totalmente da realidade quando estão elaborando estratégias para o futuro de seus negócios.

E aqui podemos identificar dois “mini problemas” de gestão empresarial:

  • Ignorar a realidade do negócio e do mercado durante a elaboração das estratégias; e
  • Ignorar a realidade do seu negócio e do mercado depois que a estratégia é colocada em prática.

Visto isso, é necessário salientar que as estratégias não são “avulsas” à realidade, sendo afetada tanto pelas circunstâncias no momento que é definida quanto as que surgem durante sua execução.

Ter medo do novo

Todo empreendedor já ouviu falar que é “preciso inovar” no empreendedorismo, e apesar de ser algo “batido”, não deixa de ter o seu fundo de verdade.

Um exemplo claro disso que a pandemia nos trouxe foi a necessidade do digital. 

Apesar do digital estar ali antes da pandemia, foi durante ela que a importância de ter a presença online se tornou latente, algo que, anteriormente, era apenas uma “comodidade” para o cliente, mas se tornou a via principal para manter o dinheiro dentro dos negócios.

Não acompanhar o desempenho do seu produto ou serviço

Outro ponto que muitos empreendedores ignoram na gestão empresarial é o desempenho de produtos e serviços no mercado.

Basicamente, é necessário analisar a recepção do que se oferece pelo público e, dessa forma, adaptar-se para que os clientes comprem ainda mais de você.

Uma boa forma de fazer isso é ouvir a opinião dos seus compradores — críticas sempre são bem-vindas se for para potencializar as vendas do seu negócio!

Deixar de lado o que o mercado espera de você

Outro ponto bem entrelaçado com o tópico anterior  é o não se importar com o que o mercado quer do seu produto ou serviço.

Afinal de contas, quando uma pessoa se dispõe a comprar algo, ela já possui diversos desejos em mente a serem saciados, e quando eles não são atendidos, a consequência é a insatisfação e, possivelmente, a perda de um cliente — e pode apostar, se isso acontecer com um, isso vira um efeito dominó catastrófico!

Portanto, sempre esteja atento ao que o público deseja quando busca pelo seu produto ou serviço, dessa forma, é possível potencializar as chances de vendas!

Misturar o que é da empresa e o que é seu

Por último, mas nem um pouco menos importante, misturar as suas finanças e os seus assuntos pessoais com os da empresa é a receita certeira para o desastre completo!

Infelizmente, apesar de parecer uma boa ideia no início, não há nada como um pequeno problema que, de uma hora para outra, pode simbolizar o fim do seu empreendimento.

Por isso, nunca se descuide da correta separação entre o que é do âmbito pessoal da sua vida e o que é do âmbito empresarial — sério, isso causa dores de cabeça em muitos empreendedores!

E então, gostou do artigo de hoje? Se precisar de ajuda com a gestão empresarial, nós, da Carvalló, temos não apenas anos de experiência no assunto como, também, possuímos a vontade de impulsionar o seu negócio!

Para entrar em contato, basta clicar no botão verde no canto inferior direito da sua tela! 

Estamos te esperando!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual o melhor regime tributário para prestadores de serviços?

O melhor regime tributário para prestadores de serviços é o Simples Nacional, visto que oferece alíquotas menores e o seu recolhimento é bem menos burocrático. Além disso, os valores dos impostos são fixos, por isso, possibilitando ter maior controle dos

Obrigações acessórias para empresas

As obrigações acessórias são uma das exigências do governo que as empresas brasileiras devem cumprir. E igualmente às obrigações tributárias principais, o não cumprimento do que está previsto em lei em relação às obrigações acessórias, há riscos de sanções. Confira

4 soluções de contabilidade para prestadores de serviços

As soluções de contabilidade para prestadores de serviços contribuem sobremaneira para o bom andamento dos negócios. Sem falar que os serviços de contabilidade são essenciais para todo e qualquer empreendimento. Haja vista que empreender implica no cumprimento de obrigações fiscais,

Recomendado só para você
Entenda de uma vez por todas o que é a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top