Gestão empresarial: 5 erros que colocam negócios de sucesso em xeque

Gestão Empresarial

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5 erros de gestão empresarial que você precisa deixar de cometer antes que não tenha mais como evitar o pior!

Você, empreendedor, não pode se dar ao luxo de errar, não é mesmo?

Afinal, ainda mais tendo em vista o mercado, errar pode ser a diferença entre continuar ou não atuando e lucrando mais.

Por isso, todo empresário vive em busca de estratégias, formas e ações que reduzam riscos e potencializem seus negócios e os aproximem de seus objetivos.

E foi pensando nisso que viemos hoje: reduzir erros e te aproximar dos seus objetivos!

Sendo assim, nós escolhemos um assunto em que muitas empresas pecam — e muito — ao longo de sua atuação, e o fazem sem ao menos se darem conta que isso pode levá-los à falência de forma abrupta: erros na gestão empresarial.

Então, se quiser evitar que erros catastróficos ocorram no seu empreendimento, é só continuar lendo o nosso artigo!

Boa leitura! 

Mas, rapidamente, o que é a gestão empresarial?

Antes de irmos ao assunto, apenas a título de informação e para “jogar uma luz” nas questões que vamos abordar, vamos definir de forma sucinta o conceito que nos dispomos a tratar aqui.

Sendo assim, a gestão empresarial nada mais é do que ações, planejamentos, análises e tudo mais o que você dispor para guiar seu empreendimento para o sucesso, evitando falhas, corrigindo erros e, também, metrificando o desempenho do seu negócio — em diversos aspectos.

Bom, agora que está mais claro do que exatamente estamos falando, vamos direto ao que importa!

5 erros de gestão empresarial que pode colocar qualquer empreendimento de sucesso na sarjeta

Infelizmente, a falta de zelo pela gestão empresarial pode, sim, levar qualquer negócio promissor direto para o fundo do poço — e não há “inovação” que salve um empreendimento de um problema tão grave quanto o pouco cuidado por esse gerenciamento.

Por isso, separamos 5 erros que são fatais para qualquer empreendimento, mas que, se forem identificados e corrigidos a tempo, podem ser salvos — sim, existe esperança!

Fechar os olhos para a realidade do seu negócio

Não é incomum que muitos empreendedores se desliguem parcial ou totalmente da realidade quando estão elaborando estratégias para o futuro de seus negócios.

E aqui podemos identificar dois “mini problemas” de gestão empresarial:

  • Ignorar a realidade do negócio e do mercado durante a elaboração das estratégias; e
  • Ignorar a realidade do seu negócio e do mercado depois que a estratégia é colocada em prática.

Visto isso, é necessário salientar que as estratégias não são “avulsas” à realidade, sendo afetada tanto pelas circunstâncias no momento que é definida quanto as que surgem durante sua execução.

Ter medo do novo

Todo empreendedor já ouviu falar que é “preciso inovar” no empreendedorismo, e apesar de ser algo “batido”, não deixa de ter o seu fundo de verdade.

Um exemplo claro disso que a pandemia nos trouxe foi a necessidade do digital. 

Apesar do digital estar ali antes da pandemia, foi durante ela que a importância de ter a presença online se tornou latente, algo que, anteriormente, era apenas uma “comodidade” para o cliente, mas se tornou a via principal para manter o dinheiro dentro dos negócios.

Não acompanhar o desempenho do seu produto ou serviço

Outro ponto que muitos empreendedores ignoram na gestão empresarial é o desempenho de produtos e serviços no mercado.

Basicamente, é necessário analisar a recepção do que se oferece pelo público e, dessa forma, adaptar-se para que os clientes comprem ainda mais de você.

Uma boa forma de fazer isso é ouvir a opinião dos seus compradores — críticas sempre são bem-vindas se for para potencializar as vendas do seu negócio!

Deixar de lado o que o mercado espera de você

Outro ponto bem entrelaçado com o tópico anterior  é o não se importar com o que o mercado quer do seu produto ou serviço.

Afinal de contas, quando uma pessoa se dispõe a comprar algo, ela já possui diversos desejos em mente a serem saciados, e quando eles não são atendidos, a consequência é a insatisfação e, possivelmente, a perda de um cliente — e pode apostar, se isso acontecer com um, isso vira um efeito dominó catastrófico!

Portanto, sempre esteja atento ao que o público deseja quando busca pelo seu produto ou serviço, dessa forma, é possível potencializar as chances de vendas!

Misturar o que é da empresa e o que é seu

Por último, mas nem um pouco menos importante, misturar as suas finanças e os seus assuntos pessoais com os da empresa é a receita certeira para o desastre completo!

Infelizmente, apesar de parecer uma boa ideia no início, não há nada como um pequeno problema que, de uma hora para outra, pode simbolizar o fim do seu empreendimento.

Por isso, nunca se descuide da correta separação entre o que é do âmbito pessoal da sua vida e o que é do âmbito empresarial — sério, isso causa dores de cabeça em muitos empreendedores!

E então, gostou do artigo de hoje? Se precisar de ajuda com a gestão empresarial, nós, da Carvalló, temos não apenas anos de experiência no assunto como, também, possuímos a vontade de impulsionar o seu negócio!

Para entrar em contato, basta clicar no botão verde no canto inferior direito da sua tela! 

Estamos te esperando!

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