Custos Logísticos: O Que São E Qual A Importância Em Comércios?

custos logísticos

Compartilhe nas redes!

 O que são custos logísticos e por que você deveria olhar para esse aspecto do seu comércio com mais atenção se quiser economizar e tornar seu negócio mais rentável?

O seu comércio é composto por diversos processos que operam tanto um após o outro quanto simultaneamente, por isso, é comum que os custos logísticos não sejam uma prioridade para o empreendedor, mas mostraremos como ele pode ser a chave para economizar!

Deve ser impossível contabilizar com exatidão todas as idas e vindas que um comércio precisa enfrentar para conseguir atingir seus objetivos e, no final de tudo, conquistar o sucesso que tantos almejam e poucos obtêm. 

Sendo assim, para que um empreendedor comum se torne uma referência na sua localidade e, se tiver a vontade, expandir sua influência para outros estados e outros locais, é necessário muito mais do que querer, muito mais do que vontade, é necessário fazer por onde.

Infelizmente, o caminho do sucesso é o mais difícil que o empreendedor pode optar, pois ele exige tempo, esforço, atenção, foco e disciplina para completar todas as atividades com excelência e saber quais são os momentos ideais para realizar mudanças no seu negócio.

Contudo, mesmo tendo objetivos gigantes, o que realmente funciona é dar um passo de cada vez e, dessa maneira, continuar caminhando até conquistar grandes feitos.

Sendo assim, vamos começar por algo que é pequeno e grande para o seu comércio: os custos logísticos — calma! Parece confuso,  mas vamos explicar!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que são os custos logísticos?

Os custos logísticos são os gastos envolvidos em toda a cadeia de logística do seu comércio que, por sua vez, é composta de outros processos por si só.

Dentro disso, ao contrário do que muitos imaginam, não está englobado apenas a questão do transporte. 

Portanto, custos com armazenamento, controle de estoque, funcionários que administram a logística e aspectos legais também entram no “balaio” dos custos logísticos e também precisam ser contabilizados. 

Qual o impacto dos custos logísticos no seu lucro e como economizar de forma consciente?

De fato, qualquer aspecto do seu comércio, invariavelmente, envolve o gasto ou o ganho de dinheiro, e os custos logísticos não são exceção.

Ao analisar com seriedade todo o processo logístico, o objetivo é ter o máximo de qualidade e o mínimo de gastos, respeitando alguns pontos:

  • No que tange o transporte, é necessário garantir que os itens transportados estão seguros, não sofrerão avarias e chegarão com pouco ou, preferencialmente, nenhum atraso ao seu destino;
  • No que tange o armazenamento, é necessário garantir que os itens estão bem guardados, salvos de ações agressivas e danosas à integridade dos itens e em condições ideais para a conservação;
  • No que tange a estocagem, é necessário garantir que os itens serão encaminhados para os destinos corretos e que sejam constantemente observadas as questões como datas de validade e integridade dos produtos;
  • No que tange os funcionários, é necessário garantir que todos saibam suas funções, que tenham treinamento adequado e que saibam da importância de cumprir com excelência cada tarefa; e
  • No que tange aos aspectos legais, é necessário garantir que todas as leis sejam cumpridas, taxas sejam pagas e que nenhuma irregularidade aconteça ou, pelo menos, não seja corrigida o quanto antes.

Já dizia o ditado: divida e conquiste!

Realizar tudo o que mencionamos e ainda cuidar de todos os demais aspectos do seu comércio pode ser um desafio, por isso, conte com ajuda especializada para o seu negócio!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um de nossos especialistas agora mesmo!

Estamos te esperando!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual o melhor regime tributário para prestadores de serviços?

O melhor regime tributário para prestadores de serviços é o Simples Nacional, visto que oferece alíquotas menores e o seu recolhimento é bem menos burocrático. Além disso, os valores dos impostos são fixos, por isso, possibilitando ter maior controle dos

Obrigações acessórias para empresas

As obrigações acessórias são uma das exigências do governo que as empresas brasileiras devem cumprir. E igualmente às obrigações tributárias principais, o não cumprimento do que está previsto em lei em relação às obrigações acessórias, há riscos de sanções. Confira

4 soluções de contabilidade para prestadores de serviços

As soluções de contabilidade para prestadores de serviços contribuem sobremaneira para o bom andamento dos negócios. Sem falar que os serviços de contabilidade são essenciais para todo e qualquer empreendimento. Haja vista que empreender implica no cumprimento de obrigações fiscais,

Recomendado só para você
Como potencializar a gestão do fluxo de caixa do seu…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top