Custos Logísticos: O Que São E Qual A Importância Em Comércios?

custos logísticos

Compartilhe nas redes!

 O que são custos logísticos e por que você deveria olhar para esse aspecto do seu comércio com mais atenção se quiser economizar e tornar seu negócio mais rentável?

O seu comércio é composto por diversos processos que operam tanto um após o outro quanto simultaneamente, por isso, é comum que os custos logísticos não sejam uma prioridade para o empreendedor, mas mostraremos como ele pode ser a chave para economizar!

Deve ser impossível contabilizar com exatidão todas as idas e vindas que um comércio precisa enfrentar para conseguir atingir seus objetivos e, no final de tudo, conquistar o sucesso que tantos almejam e poucos obtêm. 

Sendo assim, para que um empreendedor comum se torne uma referência na sua localidade e, se tiver a vontade, expandir sua influência para outros estados e outros locais, é necessário muito mais do que querer, muito mais do que vontade, é necessário fazer por onde.

Infelizmente, o caminho do sucesso é o mais difícil que o empreendedor pode optar, pois ele exige tempo, esforço, atenção, foco e disciplina para completar todas as atividades com excelência e saber quais são os momentos ideais para realizar mudanças no seu negócio.

Contudo, mesmo tendo objetivos gigantes, o que realmente funciona é dar um passo de cada vez e, dessa maneira, continuar caminhando até conquistar grandes feitos.

Sendo assim, vamos começar por algo que é pequeno e grande para o seu comércio: os custos logísticos — calma! Parece confuso,  mas vamos explicar!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que são os custos logísticos?

Os custos logísticos são os gastos envolvidos em toda a cadeia de logística do seu comércio que, por sua vez, é composta de outros processos por si só.

Dentro disso, ao contrário do que muitos imaginam, não está englobado apenas a questão do transporte. 

Portanto, custos com armazenamento, controle de estoque, funcionários que administram a logística e aspectos legais também entram no “balaio” dos custos logísticos e também precisam ser contabilizados. 

Qual o impacto dos custos logísticos no seu lucro e como economizar de forma consciente?

De fato, qualquer aspecto do seu comércio, invariavelmente, envolve o gasto ou o ganho de dinheiro, e os custos logísticos não são exceção.

Ao analisar com seriedade todo o processo logístico, o objetivo é ter o máximo de qualidade e o mínimo de gastos, respeitando alguns pontos:

  • No que tange o transporte, é necessário garantir que os itens transportados estão seguros, não sofrerão avarias e chegarão com pouco ou, preferencialmente, nenhum atraso ao seu destino;
  • No que tange o armazenamento, é necessário garantir que os itens estão bem guardados, salvos de ações agressivas e danosas à integridade dos itens e em condições ideais para a conservação;
  • No que tange a estocagem, é necessário garantir que os itens serão encaminhados para os destinos corretos e que sejam constantemente observadas as questões como datas de validade e integridade dos produtos;
  • No que tange os funcionários, é necessário garantir que todos saibam suas funções, que tenham treinamento adequado e que saibam da importância de cumprir com excelência cada tarefa; e
  • No que tange aos aspectos legais, é necessário garantir que todas as leis sejam cumpridas, taxas sejam pagas e que nenhuma irregularidade aconteça ou, pelo menos, não seja corrigida o quanto antes.

Já dizia o ditado: divida e conquiste!

Realizar tudo o que mencionamos e ainda cuidar de todos os demais aspectos do seu comércio pode ser um desafio, por isso, conte com ajuda especializada para o seu negócio!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um de nossos especialistas agora mesmo!

Estamos te esperando!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
Como potencializar a gestão do fluxo de caixa do seu…
Quer trocar de contador?