Conciliação Bancária: O Que É E Como Fazê-la Para Comércios?

conciliação bancária

Compartilhe nas redes!

O que é a conciliação bancária e como fazê-la pode ajudar o seu comércio a saber exatamente quanto está ganhando?

A conciliação bancária é um dos diversos processos que fazem um comércio ser bem-sucedido, então, é necessário conhecê-la e aplicá-la para ver o seu empreendimento crescer cada vez mais!

Para fazer com que uma máquina, como um relógio, funcione perfeitamente, não basta apenas que o exterior dele tenha uma boa aparência, esteja limpo e possua uma visão clara dos ponteiros. Isso ajuda, mas não é o cerne de tudo.

Afinal de contas, se as engrenagens dentro desse relógio não funcionarem, não trabalharem em harmonia umas com as outras, não estiverem limpas e compostas de materiais resistentes ao movimento e ao atrito gerado no trabalho a ser desempenhado, não há exterior que sustente e execute a função do aparelho.

Sendo assim, agora olhe para o seu comércio: é exatamente a mesma situação: mesmo que o seu comércio aparente estar a pleno vapor, essa realidade pode ser facilmente invertida se o interior não estiver tão funcional quanto as aparências.

Ou seja, é necessário fazer com que todas as engrenagens que fazem o seu comércio funcionar — tanto por dentro quanto por fora — estejam trabalhando unidas com a mesma finalidade: trazer o sucesso que você idealiza.

Portanto, vamos falar sobre uma dessas engrenagens do seu comércio: a conciliação bancária.

Então, fique conosco até o final deste artigo e saiba mais sobre esse processo que pode ajudar — e muito — o seu negócio!

Boa leitura!

O que é a conciliação bancária?

A conciliação bancária nada mais é do que uma verificação, pois se trata de um exame que compara o controle financeiro do seu comércio, ou seja, as anotações, registros, notas e afins, com a realidade monetária, geralmente em conta corrente.

Assim dizendo, ele verifica se os registros são reais e estão em conformidade, o que, ao menor erro dos registros, essa congruência pode ser rompida.

Como a conciliação bancária pode ajudar o seu comércio na prática?

Como citamos, a conciliação bancária compara a realidade com os registros das movimentações monetárias do seu comércio, ou se preferir, o que está escrito que está no banco com o que de fato está no banco.

Dessa forma, ao realizar esse processo corretamente, não apenas terá certeza do seu saldo, eliminando aqueles famosos “sustos” ao checar a conta e ter menos dinheiro o que o esperado, mas também poderá aplicar melhor os seus lucros e identificar gastos que poderiam ser repensados.

Não deixe que um “susto” seja o aviso que o fim está próximo para o seu comércio

Ninguém gosta de levar um susto quando o assunto é dinheiro, ainda mais porque esses sustos, quase em sua totalidade, não são positivos, o que deixa o empreendedor muitas vezes em uma “saia justa”.

Então, para realizar a conciliação bancária do seu comércio sem deixar de lado nenhum detalhe técnico, conte com a gente, da Carvalló!

Somos uma contabilidade especializada em comércios e sabemos exatamente como esses estabelecimentos funcionam no dia a dia, então, venha falar conosco e faça a engrenagem do seu empreendimento funcionar por completo!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista!

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
O que é um ponto de venda e como ele…
Quer trocar de contador?