Abrir Empresa no Pará: o que fazer para tudo sair como planejado?

Abrir Empresa No Pará

Compartilhe nas redes!

Entenda o que é necessário para abrir uma empresa no Pará e deixe de lado as possibilidades de perder tempo e dinheiro!

Abrir uma empresa no Pará é simples, mas um pequeno deslize pode pôr tudo a perder!

O ano de 2020 tem sido um dos mais complexos e atribulados de toda a nossa história, contudo, mesmo em meio a uma crise política, financeira e, é claro, sanitária, muitos não se deixam abalar e seguem na luta para realizar o seu sonho: abrir uma empresa no Pará.

Contudo, apenas ter um sonho e disposição para lutar por ele não é o suficiente se você quiser ter sucesso, alcançar altos níveis de crescimento e, consequentemente, se manter distante de problemas como sanções fiscais, multas e outro empecilhos que podem dificultar a sua escalada ao topo.

Sendo assim, para que você consiga efetivar seus esforços e alcançar seus objetivos de maneira simples, porém rápida, desenvolvemos este artigo com todas as informações necessárias para você abrir uma empresa no Pará da maneira certa!

Acompanhe as linhas a seguir e confira tudo o que é necessário para ser um empresário de sucesso em poucos passos.

Boa leitura!

O caminho para abrir uma empresa no Pará: planejamento

Sabemos que você está ansioso pelas informações para conseguir abrir sua empresa o quanto antes. Contudo, de antemão, é necessário ter muita atenção a um dos fatores que mais prejudicam a vida de um negócio e, além disso, impossibilitam o seu crescimento saudável: a falta de planejamento.

O planejamento empresarial — ou Plano de Negócios, como também é conhecido — nada mais é do que a construção de um documento que inclui todas as informações do seu empreendimento antes mesmo que ele comece a existir fisicamente. 

Então, pegue papel e caneta para anotar as informações a seguir, afinal, são elas que vão constar no seu plano de negócios e possibilitar a você abrir uma empresa no Pará com toda segurança necessária:

  • Análise de mercado;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Planejamento financeiro;
  • Análise de cenários; e
  • Análise estratégica e avaliação total do plano de negócios.

Pode parecer simples mas, acredite, ter essas informações em mãos pode ser a verdadeira diferença entre solucionar um problema ou ver seu empreendimento afundando pela falta de planejamento.

A burocracia necessária para abrir sua empresa

Claro, todos sabemos bem que ter um negócio é algo muito burocrático desde o começo, afinal de contas, é preciso lidar com centenas de diferentes obrigações e, ainda, gerenciar o seu tempo, seu dinheiro e sua empresa como um todo — exceto se você tiver a ajuda de especialistas.

Dessa maneira, agora é chegada a hora de compreender quais são as obrigações iniciais para você abrir uma empresa no Pará. Aliás, esperamos que não tenha se afastado do papel e da caneta…

São especificamente 10 passos: 

  • 1° – Escolha o seu modelo de negócios e, é claro, o nome que pretende dar ao seu empreendimento. Mas não se esqueça da necessidade de consultar a disponibilidade da sua razão social.
  • 2° – Escolha um contador no qual você confia, uma vez que há a obrigatoriedade de um profissional da área para que você consiga abrir a sua empresa no Pará e em todo o território nacional.
  • 3° – Aqui você vai precisar definir o tipo da sua empresa. Ou seja, vai escolher o porte: MEI, EPP, ME…
  • 4° – Este é o momento para escolher qual será o regime jurídico. São três opções: EI, EIRELI ou LTDA.
  • 5° – Neste passo você deverá declarar a atividade — ou atividades — que pretende prestar — o famoso CNAE.
  • 6° – Aqui você vai definir — juntamente com o seu contador — o melhor regime de tributação. Mas tenha cuidado e escolha com sabedoria, uma vez que você pode acabar pagamento impostos de maneira desnecessária durante um ano se fizer a escolha errada.
  • 7° – Este é o momento de elaboração do contrato social — a certidão de nascimento empresarial. Nele estarão contidos todos os dados sobre o seu negócio, assim como o percentual de direito de cada sócio.

Calma, a gente já está quase no fim e seu negócio está quase pronto para te fazer ganhar dinheiro…

  • 8° – Faça o registro na Junta Comercial do Pará (JUCEPA).
  • 9° – Caso a sua empresa seja sediada em um local físico, você precisará do Alvará de Localização e Funcionamento, então, separe os documentos.
  • 10° – Por último, mas não menos importante, é a hora de fazer a Inscrição Estadual para a sua empresa.

E então, o que achou do nosso passo a passo?

É fato que abrir uma empresa no Pará não é algo simples. Contudo, você não precisa arcar com tudo sozinho. Nós estamos aqui para te ajudar a ter sucesso!

Portanto, caso esteja em processo de criação do seu empreendimento, entre em contato com a gente clicando no botão ao lado e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas que estão prontos para te atender!

Estamos esperando por você!

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

prazo para emitir nota fiscal

Tem prazo para emitir nota fiscal?

Não há prazo para emitir nota fiscal, ao menos não está definido na lei fiscal vigente. No entanto, o consumidor tem direito a solicitá-la dentro do prazo de cinco anos. E apesar de não haver prazo determinado em lei para

Certidão de regularidade fiscal

Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal?

Para emitir a Certidão de Regularidade Fiscal não pode haver nenhuma pendência relativa aos tributos federais e à Dívida Ativa da União em nome do contribuinte. Todavia, quando há irregularidades, o prazo para conseguir emitir a CND pode levar até

Certidão Negativa de Débitos

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos – CND é o documento que comprova a regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins. Tal certidão é expedida por órgãos fiscalizadores e de forma conjunta pela Secretaria Especial da Receita Federal do

livros contábeis

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Os principais tipos de livros contábeis variam de empresa para empresa, visto que a escrituração contábil e fiscal de cada uma está condicionada ao seu regime tributário. No entanto, alguns livros contábeis são comuns a todas as pessoas jurídicas, como

ecd

O que é ECD?

A ECD – Escrituração Contábil Digital é a versão digital da escrituração contábil, uma vez que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Sendo o SPED um projeto do governo que tem por objetivo promover a substituição

Recomendado só para você
A contabilidade para prestadores de serviços em Altamira, além de…
Quer trocar de contador?