Skip to content

Capital de giro: o que é e porque é necessário ter?

Capital De Giro

Compartilhe nas redes!

Entenda de uma vez por todas o que é o Capital de Giro e como ele pode definir se a sua empresa continua atuando ou se fecha as portas definitivamente

Você sabe sobre a necessidade de manter a saúde financeira na sua empresa, não é mesmo? Com certeza, já imaginou as mais diversas maneiras de garantir que tudo esteja em conformidade e que, ao final do mês, as contas fechem no azul… contudo, só há uma maneira de possibilitar tudo isso e ainda dormir tranquilo: o capital de giro!

Em aspectos gerais, podemos definir o capital de giro como uma metodologia para financiar o seu negócio ao longo do tempo a medida em que ela busca por mais clientes e novas fontes de faturamento…

Mas como fazer isso? Como saber qual é o valor correto para manter as finanças saudáveis e não deixar seu sonho ir por água abaixo?

Continue lendo este artigo e você terá todas as respostas!

O que é o capital de giro?

De maneira simplificada, é o dinheiro necessário para fazer com que a sua empresa funcione no intervalo entre os investimentos e o retorno financeiro que se espera dela. Contudo, vale citar que isso não se resume somente ao investimento inicial, portanto, ter dinheiro para uma reserva de emergência é sempre necessário!

Os processos que envolvem ativos e passivos circulantes, em geral, são muito demorados, sendo assim, o montante de dinheiro acumulado como capital de giro serve para que as contas fixas da empresa possam ser quitadas, tais quais:

  • tributos e impostos;
  • aluguel de imóveis;
  • salários;
  • contas de água, luz e internet; entre outros.

Posto isso, vale dizer que ficar na incerteza não é uma boa estratégia de gestão empresarial, ou seja, esperar que o dinheiro entre após a venda para, só então, poder pagar as dívidas fixas, não é algo que vá fazer com que seu negócio cresça e muito menos evolua, então, faça uma boa gestão de capital de giro.

Mas como calcular o valor necessário para se manter entre os períodos que ocorrem durante as saídas e entradas financeiras? Vamos ver!

Calculando o futuro

Assim como você já deve estar imaginando, o cálculo de capital de giro é simples, mas requer muita atenção, uma vez que será necessária uma análise minuciosa dos custos fixos e variáveis do seu negócio para, só então, definir o valor ideal para manter em caixa. 

Vejamos o passo a passo para o cálculo correto:

  • 1° Passo: faça o levantamento dos custos fixos (aqueles que não apresentam variações de valor ou, quando apresentam, são irrisórios);
  • 2° Passo: faça uma estimativa dos custos variáveis (aqueles diretamente relacionados à produção do seu produto/serviço, como a matéria-prima, por exemplo);
  • 3° Passo: calcule uma média diária de custos (faça a soma de todos os valores e os divida por 30);
  • 4° Passo: calcule o valor final sem a incidência do estoque (basta multiplicar o custo diário pelo prazo definido para os pagamentos que, em geral, é 30 dias);
  • 5° Passo: inclua o estoque e tenha o valor final (se estiver começando o seu negócio agora, seus custos com estoque serão maiores, contudo, se já estiver em funcionamento, será necessário ter ao menos o estoque mínimo até o próximo recebimento de produtos.
  • 6° Passo: some o valor final sem a incidência ao necessário para manter o estoque e terá o montante necessário para o seu capital de giro.

Simples, não é mesmo? 

Lembre-se sempre de que, apesar de parecer algo muito simples, o capital de giro deve ser uma das maiores cartas em sua manga e, por isso, é necessário ter muita atenção ao fazer o cálculo.

Portanto, caso precise do auxílio de profissionais para não apenas gerenciar o seu capital de giro, mas garantir que sua empresa crescerá de maneira exponencial, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar agora mesmo com um dos nossos especialistas!

Estamos esperando por você!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Sem qualquer tipo de dúvida, você conhece o termo “fluxo…
Quer trocar de contador?